Notícia
Manifestação Pública do CRN-3 sobre a Formação em Saúde e Nutrição nas Diferentes Modalidades de Ensino
22 de Maio de 2025
O Conselho Regional de Nutrição da 3ª Região (CRN-3) vem, por meio desta manifestação pública, reafirmar sua posição em defesa da formação presencial para profissionais da saúde, especialmente nutricionistas, e destacar sua atuação histórica na proteção da qualidade do ensino na área.
Desde o início da ampliação das modalidades de Educação a Distância (EaD) no Brasil, o CRN-3 tem atuado ativamente junto a entidades parceiras, órgãos públicos e a sociedade, defendendo que a formação profissional em saúde deve garantir competências práticas e humanísticas, essenciais para a segurança e o cuidado com a população.
Como chegamos até aqui: a trajetória da ampliação do EaD na saúde e nutrição
A discussão sobre o ensino a distância na educação superior não é recente. Desde meados da década de 2010, o tema ganhou espaço, sobretudo com o avanço tecnológico e a ampliação de regulamentações que flexibilizaram a oferta de cursos.
- 2012 — O debate sobre a Educação a Distância (EaD) se intensifica. A área da saúde, incluindo a nutrição, passa a se mobilizar para preservar a formação presencial.
- 2014 — Surgem os primeiros cursos de Nutrição ofertados na modalidade EaD.
- 2017 — O Decreto nº 9.057/2017 impulsiona a expansão dos cursos a distância em todo o país.
- 2018 — Explosão na oferta: o número de cursos EaD de diferentes formações cresce 232% entre 2018 e 2023.
- 2019 — A Portaria nº 2.117/2019 amplia de 20% para 40% a possibilidade de carga horária a distância em cursos presenciais.
- 2020 — A Portaria nº 343/2020 autoriza o ensino remoto emergencial, no contexto da pandemia de COVID-19.
O cenário emergencial, que demandava a rápida formação de profissionais de saúde, levou à autorização de diversas práticas pedagógicas excepcionais. No entanto, o CRN-3 e demais entidades da área alertaram para os prejuízos causados pela formação a distância, com reflexos negativos sentidos até hoje na qualidade da atuação profissional.
A defesa da qualidade: ações institucionais e articulações
O CRN-3 sempre se posicionou de maneira responsável e com base técnica, defendendo a formação presencial e participando de importantes espaços de debate e decisão.
Desde 2012, o Conselho participa da construção das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Nutrição, baseadas no desenvolvimento de competências alinhadas às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e à segurança alimentar e nutricional da população.
Além disso, articulou-se com o Ministério Público do Trabalho em um esforço conjunto para mapear os campos de estágio nas instituições de ensino, denunciando práticas como estágios remotos e aulas práticas sem supervisão adequada - relatos recorrentes de discentes e docentes sobre a precarização do ensino foram acolhidos e analisados.
Novo Marco Regulatório: avanços e desafios
Nesta semana, foi publicado o Novo Marco Regulatório das Modalidades de Ensino, que estabelece novos parâmetros para a oferta de cursos superiores na área da saúde. Entre os principais pontos:
- Proibição de cursos exclusivamente a distância para as graduações em saúde, incluindo Nutrição.
- Definição da modalidade semipresencial, com regulamentação clara dos percentuais de atividades:
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Atividade |
Percentual |
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Atividades presenciais |
40% |
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Atividades síncronas online |
20% |
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Atividades assíncronas online |
30% |
Antes, mesmo cursos presenciais poderiam ofertar até 40% da carga horária a distância, muitas vezes sem regulamentação rigorosa sobre as atividades práticas essenciais.
Este marco representa um avanço importante, mas ainda impõe o desafio da fiscalização e do monitoramento contínuo da qualidade dos cursos ofertados.
Marcos importantes da atuação do CRN-3 e entidades parceiras
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Ano |
Marco |
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2016 |
Início da articulação com o Fórum dos Conselhos e Ordens das Profissões da Área da Saúde (FCAFS) nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. |
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2018 |
Criação da Comissão de Políticas Públicas do CRN-3, que passou a ter como uma de suas motivações a discussão sobre a formação profissional do nutricionista. |
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2019 |
Participação em audiência pública sobre o ensino a distância em cursos da saúde; início do acompanhamento do Projeto de Lei nº 5414/2016, que propõe a proibição do EaD na formação de profissionais da saúde. |
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2023 |
Presença na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), com a fala da presidente do CRN-3 reforçando o posicionamento contrário ao EaD na saúde. |
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2024 |
Participação na Caravana da Saúde na Avenida Paulista e apoio ao abaixo-assinado nacional contra o ensino a distância na área da saúde. Parecer técnico do FCAFS reuniu manifestações de diversos conselhos profissionais contra o ensino a distância para profissões da saúde. Participação do CRN-3 na mesa de diálogo entre conselhos profissionais e parlamentares em Mato Grosso do Sul, buscando avanços na regulamentação da formação profissional. FCAFS solicitou, sem sucesso, participação no Grupo de Trabalho do Ministério da Educação que definiu os critérios do Novo Marco Regulatório. |
Quadro explicativo: o que são as modalidades e tempos de ensino?
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Modalidade |
Descrição |
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Presencial |
A maior parte das atividades ocorre com a presença física do estudante e professor no mesmo espaço. |
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Semipresencial |
Combina atividades presenciais com momentos online, mas com percentuais definidos e regulamentados. |
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Educação a Distância (EaD) |
As atividades são predominantemente realizadas de forma remota, sem a necessidade de encontros presenciais obrigatórios. Os curso das área de Saúde não podem ser ministrados nesta modalidade. |
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Tempos de Ensino |
Descrição |
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Síncrono |
Atividades online realizadas em tempo real, com interação simultânea entre professores e estudantes. |
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Assíncrono |
Atividades realizadas de forma autônoma, sem necessidade de conexão simultânea, como fóruns, vídeos gravados, materiais para leitura e exercícios. |
O foco agora: lutar pelo Projeto de Lei 5414 na sua forma original e consolidar as novas DCNs
O CRN-3 segue comprometido com a aprovação do Projeto de Lei nº 5414/2016, que proíbe a oferta de cursos a distância para profissões da saúde. Além disso, mantém a mobilização para a homologação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Nutrição, construídas de maneira colaborativa, com expressiva participação do Conselho.
Posicionamento oficial do Conselho Nacional de Saúde
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) posicionou-se de forma clara e contundente contra a autorização de cursos de graduação em saúde na modalidade EaD. A Resolução CNS nº 515, de 7 de outubro de 2016, fundamenta-se no artigo 200 da Constituição Federal e na Lei nº 8.080/1990, ressaltando:
“Tais cursos podem comprometer a segurança e resolutividade na prestação dos serviços de saúde à população brasileira, além de acarretarem prejuízos à qualidade da formação dos profissionais e riscos à sociedade em curto, médio e longo prazos.”
Este posicionamento reforça a legitimidade da luta das entidades representativas, como o CRN-3, em defesa da formação qualificada, ética e comprometida com a saúde pública.
Encaminhamentos futuros
O CRN-3 seguirá atuando com firmeza e responsabilidade, articulado com as demais entidades da área da saúde, para:
- Monitorar a implementação do Novo Marco Regulatório;
- Defender a aprovação do texto original do Projeto de Lei 5414/2016;
- Garantir a homologação das novas DCNs;
- Fortalecer a fiscalização das práticas pedagógicas, zelando pela qualidade da formação dos futuros nutricionistas.
Reunião GT Juntos pela Nutrição presencial e Abaixo assinado do FCAFS
No dia 26/05, o CRN-3 junto de outras entidades representativas da Nutrição realizou uma reunião para traçar os trabalhos a serem executados no âmbito do ensino a distância, criou-se um grupo de trabalho chamado 'Juntos Pela Nutrição Presencial' e junto a isso foi lançado um abaixo assinado oficial do Fórum dos Conselhos de Saúde do Estado de São Paulo (FCAFS) em apoio a formação presencial dos profissionais de saúde.
Acesse aqui o abaixo assinado https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSduxiciQrVLcNWdbvIllkbPvczKTaHe2mE0A2I6avYUmRPJJw/viewform?fbzx=1173096207990229866