Notícia
Nova gestão do CFN assume compromisso de inovação e fortalecimento da profissão
02 de Outubro de 2024

Em 18 de setembro, o Conselho Federal de Nutrição (CFN) deu início a um novo ciclo com a posse dos conselheiros e conselheiras eleitos para o mandato de 2024 a 2027. A chapa “Ressignificar e Avançar” assumiu suas funções em uma cerimônia solene, marcando o início de três anos de desafios e projetos voltados ao fortalecimento da profissão e à promoção da segurança alimentar e nutricional.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas Patrícia Gentil, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e Felipe Proenço de Oliveira, do Ministério da Saúde (MS), que representou a ministra Nísia Trindade Lima. Entre os discursos, foi destacada a importância de iniciativas conjuntas entre órgãos governamentais e o CFN para a consolidação de políticas públicas voltadas à nutrição e à alimentação adequada para toda a população brasileira.
O 16º plenário do CFN, instituído oficialmente no dia 19 de setembro, é composto por nove conselheiros efetivos e nove suplentes, garantindo a representatividade de todas as regiões do Brasil. A nova gestão se comprometeu a dar continuidade aos projetos anteriores, ao mesmo tempo que introduz novas abordagens voltadas para áreas estratégicas como meio ambiente, inovação tecnológica e gestão eficiente.
A nova diretoria, liderada pela presidenta Érika Simone Coelho Carvalho (CRN-9), reafirmou seu compromisso com uma gestão ética e transparente. Ela será acompanhada pela vice-presidenta Carla Regina Galego (CRN-10), pelo diretor-tesoureiro Maurício Rafael Novaes de Araújo (CRN-7), e pela diretora-secretária Viviani dos Santos Fontana (CRN-3).
Viviani Fontana destaca o compromisso com a profissão. "É uma honra ter assumido a posição de conselheira federal no CFN, representando a jurisdição do CRN-3. Estamos confiantes de que iremos continuar com as iniciativas bem-sucedidas já consolidadas e, ao mesmo tempo, desenvolver novas ações voltadas para áreas fins, relacionadas à gestão, meio ambiente, tecnologia e inovação. Tudo isso sempre alinhado à missão de contribuir para a garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequadas, normatizando e disciplinando o exercício profissional do nutricionista e do técnico em nutrição e dietética, para uma prática pautada na ética e comprometida com a Segurança Alimentar e Nutricional, em benefício da sociedade."
Transição de gestão
Nos dias que antecederam a posse, os novos conselheiros e conselheiras participaram de um seminário de transição, onde a gestão anterior apresentou os principais projetos em andamento e relatórios de gestão. O objetivo foi garantir uma continuidade eficiente das ações, enquanto o novo grupo se prepara para trazer suas próprias contribuições ao trabalho já realizado.
A nova gestão se comprometeu a intensificar a atuação do CFN em temas prioritários, como o fortalecimento das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, além de avançar em questões estratégicas que envolvem a regulamentação do exercício profissional do nutricionista e do técnico em nutrição. Nos próximos três anos, a nova gestão terá como foco não apenas a manutenção de conquistas, mas a implementação de soluções inovadoras que impactem diretamente a sociedade.
Com informações do Conselho Federal de Nutrição.