Nova gestão do CFN assume compromisso de inovação e fortalecimento da profissão
Notícia

Notícia

Nova gestão do CFN assume compromisso de inovação e fortalecimento da profissão

02 de Outubro de 2024

Nova gestão do CFN assume compromisso de inovação e fortalecimento da profissão

Em 18 de setembro, o Conselho Federal de Nutrição (CFN) deu início a um novo ciclo com a posse dos conselheiros e conselheiras eleitos para o mandato de 2024 a 2027. A chapa “Ressignificar e Avançar” assumiu suas funções em uma cerimônia solene, marcando o início de três anos de desafios e projetos voltados ao fortalecimento da profissão e à promoção da segurança alimentar e nutricional.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas Patrícia Gentil, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e Felipe Proenço de Oliveira, do Ministério da Saúde (MS), que representou a ministra Nísia Trindade Lima. Entre os discursos, foi destacada a importância de iniciativas conjuntas entre órgãos governamentais e o CFN para a consolidação de políticas públicas voltadas à nutrição e à alimentação adequada para toda a população brasileira.

O 16º plenário do CFN, instituído oficialmente no dia 19 de setembro, é composto por nove conselheiros efetivos e nove suplentes, garantindo a representatividade de todas as regiões do Brasil. A nova gestão se comprometeu a dar continuidade aos projetos anteriores, ao mesmo tempo que introduz novas abordagens voltadas para áreas estratégicas como meio ambiente, inovação tecnológica e gestão eficiente.

A nova diretoria, liderada pela presidenta Érika Simone Coelho Carvalho (CRN-9), reafirmou seu compromisso com uma gestão ética e transparente. Ela será acompanhada pela vice-presidenta Carla Regina Galego (CRN-10), pelo diretor-tesoureiro Maurício Rafael Novaes de Araújo (CRN-7), e pela diretora-secretária Viviani dos Santos Fontana (CRN-3).

Viviani Fontana destaca o compromisso com a profissão. "É uma honra ter assumido a posição de conselheira federal no CFN, representando a jurisdição do CRN-3. Estamos confiantes de que iremos continuar com as iniciativas bem-sucedidas já consolidadas e, ao mesmo tempo, desenvolver novas ações voltadas para áreas fins, relacionadas à gestão, meio ambiente, tecnologia e inovação. Tudo isso sempre alinhado à missão de contribuir para a garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequadas, normatizando e disciplinando o exercício profissional do nutricionista e do técnico em nutrição e dietética, para uma prática pautada na ética e comprometida com a Segurança Alimentar e Nutricional, em benefício da sociedade."

Transição de gestão

Nos dias que antecederam a posse, os novos conselheiros e conselheiras participaram de um seminário de transição, onde a gestão anterior apresentou os principais projetos em andamento e relatórios de gestão. O objetivo foi garantir uma continuidade eficiente das ações, enquanto o novo grupo se prepara para trazer suas próprias contribuições ao trabalho já realizado.

A nova gestão se comprometeu a intensificar a atuação do CFN em temas prioritários, como o fortalecimento das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, além de avançar em questões estratégicas que envolvem a regulamentação do exercício profissional do nutricionista e do técnico em nutrição. Nos próximos três anos, a nova gestão terá como foco não apenas a manutenção de conquistas, mas a implementação de soluções inovadoras que impactem diretamente a sociedade.

Com informações do Conselho Federal de Nutrição.


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais lendo nossa política de privacidade e politica de cookies. E ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.