Notícia
CRN-3 discute interlocução entre Nutrição e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através de cartilha virtual
25 de Junho de 2025

Você sabe o que são os ODS? E a COP, ou mesmo a ONU? Essas siglas cada vez mais presentes e que às vezes parecem distantes de nós, são na verdade temas caros a cada cidadão e especialmente para nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética. Isso porque, pensar alimentação e nutrição é pensar em sistemas alimentares e o uso de recursos naturais, mas também na preservação de culturas e povos.
Saiba o que significam:
ONU - É uma organização internacional fundada em 1945, com o objetivo principal de manter a paz, promover o desenvolvimento mundial e garantir o respeito aos direitos humanos.
ODS - São as 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas e pelo Conselho Econômico das Nações Unidas em 2015.
COP - Conferência Conferência das Partes, é um evento anual onde os países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).
Agenda 2030 - Sintetiza o compromisso dos países signatários dos 17 ODS e estipula o prazo até 2030 para o avanço das ações globais.
“Quando pensamos em mudanças climáticas há dois paradigmas: o que vai para além dos debates internacionais e o que está acontecendo na Amazônia e as consequências diretas na vida dos povos originários”, comenta a Nutricionista e Pesquisadora da UFPE, Nádia Alinne Fernandes.
Em consonância com esse pensamento, o Brasil escolheu como seu 18º ODS a promoção da igualdade étnico-racial, uma iniciativa nacionalizada da ONU que convidou os países signatários da Agenda 2030 a elencar mais um objetivo de desenvolvimento sustentável que reflita desafios locais que também precisam ser superados para apoiar as ações sustentáveis.
Neste cenário, quando pensamos e praticamos a Nutrição estamos colaborando com as escolhas diárias - seja no consultório ou no desenho de um cardápio escolar, por exemplo - do que consumimos e como consumimos. Nádia defende o potencial e protagonismo que esse papel tem para apoiar as iniciativas de combate às mudanças climáticas, bem como na preservação das culturas, povos e territórios.
A cartilha, lançada ainda em 2022 pelo Conselho Regional de Nutrição 3ª Região (SP/MS), apresenta os ODS a partir de um compilado de ações que podem contribuir para o cumprimento das metas dos 17 ODS. “O Conselho entende que as diferentes áreas de atuação do nutricionista e do técnico em nutrição e dietética, permitem amplas possibilidades de ações que contribuam para a implementação da Agenda 2030, impactando positivamente na esfera local”, apresenta o material.
ACESSE A CARTILHA DO CRN-3 ‘A NUTRIÇÃO E OS OBJETIVOS SUSTENTÁVEIS’
ACESSE O SITE OFICIAL DA ONU E CONHEÇA TODOS OS 17 ODS.
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA DA DRA. NÁDIA ALINNE FERNANDES