CRN-3 discute interlocução entre Nutrição e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através de cartilha virtual
Notícia

Notícia

CRN-3 discute interlocução entre Nutrição e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através de cartilha virtual

25 de Junho de 2025

CRN-3 discute interlocução entre Nutrição e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através de cartilha virtual

 

Você sabe o que são os ODS? E a COP, ou mesmo a ONU? Essas siglas cada vez mais presentes e que às vezes parecem distantes de nós, são na verdade temas caros a cada cidadão e especialmente para nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética. Isso porque, pensar alimentação e nutrição é pensar em sistemas alimentares e o uso de recursos naturais, mas também na preservação de culturas e povos. 

 

Saiba o que significam:

 

ONU - É uma organização internacional fundada em 1945, com o objetivo principal de manter a paz, promover o desenvolvimento mundial e garantir o respeito aos direitos humanos. 

 

ODS - São as 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas e pelo Conselho Econômico das Nações Unidas em 2015.

 

COP - Conferência Conferência das Partes, é um evento anual onde os países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).

 

Agenda 2030 - Sintetiza o compromisso dos países signatários dos 17 ODS e estipula o prazo até 2030 para o avanço das ações globais.

 

“Quando pensamos em mudanças climáticas há dois paradigmas: o que vai para além dos debates internacionais e o que está acontecendo na Amazônia e as consequências diretas na vida dos povos originários”, comenta a Nutricionista e Pesquisadora da UFPE, Nádia Alinne Fernandes.

 

Em consonância com esse pensamento, o Brasil escolheu como seu 18º ODS a promoção da igualdade étnico-racial, uma iniciativa nacionalizada da ONU que convidou os países signatários da Agenda 2030 a elencar mais um objetivo de desenvolvimento sustentável que reflita desafios locais que também precisam ser superados para apoiar as ações sustentáveis. 

 

Neste cenário, quando pensamos e praticamos a Nutrição estamos colaborando com as escolhas diárias - seja no consultório ou no desenho de um cardápio escolar, por exemplo - do que consumimos e como consumimos. Nádia defende o potencial e protagonismo que esse papel tem para apoiar as iniciativas de combate às mudanças climáticas, bem como na preservação das culturas, povos e territórios. 

 

A cartilha, lançada ainda em 2022 pelo Conselho Regional de Nutrição 3ª Região (SP/MS), apresenta os ODS a partir de um compilado de ações que podem contribuir para o cumprimento das metas dos 17 ODS. “O Conselho entende que as diferentes áreas de atuação do nutricionista e do técnico em nutrição e dietética, permitem amplas possibilidades de ações que contribuam para a implementação da Agenda 2030, impactando positivamente na esfera local”, apresenta o material. 

 

ACESSE A CARTILHA DO CRN-3 ‘A NUTRIÇÃO E OS OBJETIVOS SUSTENTÁVEIS’

 

ACESSE O SITE OFICIAL DA ONU E CONHEÇA TODOS OS 17 ODS. 


ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA DA DRA. NÁDIA ALINNE FERNANDES


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais lendo nossa política de privacidade e politica de cookies. E ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.