Brasil pode ter 23,2 milhões de pessoas com diabetes em 2045
Notícia

Notícia

Brasil pode ter 23,2 milhões de pessoas com diabetes em 2045

26 de Novembro de 2021

Brasil pode ter 23,2 milhões de pessoas com diabetes em 2045

Sociedade Brasileira de Diabetes lança o Programa Diretriz 2021 para o manejo da doença no país

A Federação Internacional de Diabetes (IDF - sigla em inglês) estima que, até 2030, o Brasil pode ter 19,2 milhões de pessoas com diabetes.  E esse número pode chegar a 23,2 milhões em 2045. Em todo o mundo, o diabetes é um dos principais fatores de risco para outras doenças e um dos mais urgentes desafios a serem enfrentados pelo poder público e pela sociedade.

Diretrizes SBD 2021

A Sociedade Brasileira de Diabetes lança nesta semana, de 25 a 28, o Programa das Diretrizes da SBD 2021 para o manejo da doença no país. O documento, que completou vinte anos de existência contínua, tem a finalidade de orientar profissionais da saúde que atuam no tratamento do diabetes no Brasil.

O documento aborda, em sua versão preliminar, questões relacionadas a classificação, diagnóstico e metas de tratamento de diabetes tipo 1 e tipo 2 em várias circunstâncias e fases da vida.  De acordo com a nutricionista Silva Ramos, conselheira do CRN-3 e coordenadora da SBD, as discussões e recomendações das diretrizes seguem um rigoroso embasamento científico. “O Programa das Diretrizes da SBD 2021 tem um sólido arcabouço de evidências e equiparasse às diretrizes americanas e europeias sobre o cuidado em diabetes”, explica. 

Para a conselheira do CRN-3 é fundamental que o nutricionista conheça as diretrizes, as metas de tratamento e o que se preconiza em termos de ciência. “Para os pacientes é ter segurança que o profissional tem conhecimento e que está seguindo uma conduta nacional para o tratamento do diabetes”, completa Silvia.

O Programa das Diretrizes será lançado oficialmente no XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes e pode ser conferido em breve no site https://diretriz.diabetes.org.br/


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais lendo nossa política de privacidade e politica de cookies. E ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.