Notícia
Utilidade Pública: Cuidado com a gordura trans!
31 de Maio de 2023

Já ouviu falar em gordura trans? Ela poder encontrada em pequenas quantidades nos alimentos de origem animal, ou produzida e adicionada a alimentos ultraprocessados, com o objetivo de prolongar sua validade e realçar características, como a crocância.
Até então, tudo certo. O problema é que a gordura trans aumenta os níveis do LDL-colesterol (conhecido como colesterol "ruim") e reduz o HDL-colesterol (conhecido como "bom"), elevando o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC (acidente vascular cerebral).
Nesse contexto, em 2022 a Anvisa publicou a Resolução n° 632, que dispõe sobre a restrição de uso de gorduras trans industriais em alimentos. Segundo a resolução, a quantidade de gordura trans nos óleos refinados e nos alimentos destinados ao consumidor final e aos serviços de alimentação, não podem exceder 2 gramas por 100 g de gordura total.
Além disso, estão proibidas “a produção, a importação, o uso e a oferta de óleos e gorduras parcialmente hidrogenados para uso em alimentos e de alimentos formulados com estes ingredientes”.
Vale ressaltar que os óleos refinados fabricados até 30 de junho de 2021 e que não atendem à resolução, poderão ser comercializados até o final dos seus prazos de validade.
Para conhecer a resolução na íntegra, acesso o link .