Posicionamento do CRN3 e APAN sobre a recente publicação da OMS
Notícia

Notícia

Posicionamento do CRN3 e APAN sobre a recente publicação da OMS

19 de Maio de 2023

Posicionamento do CRN3 e APAN sobre a recente publicação da OMS

 

Posicionamento do CRN-3 e APAN

 

Considerando a recém-publicada diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o uso de adoçantes, que tem a finalidade de fomentar os atores envolvidos no  desenvolvimento e implementação de políticas e programas em nutrição e saúde pública, o CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região) e a APAN (Associação Paulista de Nutrição) esclarecem que: 

 

·O documento da OMS aborda que o uso do adoçante não deve ser uma estratégia única e obrigatória para a redução do peso e que o consumo excessivo de adoçantes de forma isolada ou adicionado a produtos industrializados, pode trazer prejuízos à saúde.  

·É fundamental o papel do nutricionista no tratamento e educação nutricional, considerando o plano alimentar individualizado, baseando-se na premissa do uso de alimentos in natura ou minimamente processados. Além de orientar a população no entendimento da lista de ingredientes de produtos processados e ultraprocessados.  

·A prescrição de adoçantes dietéticos deve ser realizada de acordo com as recomendações pré-estabelecidas pelos órgãos que asseguram o seu uso (JECFA1, FDA2, EFSA3 e Anvisa4). 

·Os estudos sobre essa temática ainda não se esgotaram e permitem a continuidade das pesquisas, inclusive a Anvisa informa que “está acompanhando atentamente a discussão sobre o tema e que se juntará a outros entes governamentais, particularmente o Ministério da Saúde (MS), e também a atores não governamentais, para avaliar a nova diretriz e o contexto do uso de adoçantes no país”. 

 

São Paulo, 19 de maio de 2023

 

 

Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região SP/MS (Gestão 2023-2026)

Associação Paulista de Nutrição (Gestão 2023-2026)

 

 

1Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives; 2Food and Drug Administration; 3European Food Safety Authority; 4Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais lendo nossa política de privacidade e politica de cookies. E ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.