Notícia
Posicionamento do CRN3 e APAN sobre a recente publicação da OMS
19 de Maio de 2023

Posicionamento do CRN-3 e APAN
Considerando a recém-publicada diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o uso de adoçantes, que tem a finalidade de fomentar os atores envolvidos no desenvolvimento e implementação de políticas e programas em nutrição e saúde pública, o CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região) e a APAN (Associação Paulista de Nutrição) esclarecem que:
·O documento da OMS aborda que o uso do adoçante não deve ser uma estratégia única e obrigatória para a redução do peso e que o consumo excessivo de adoçantes de forma isolada ou adicionado a produtos industrializados, pode trazer prejuízos à saúde.
·É fundamental o papel do nutricionista no tratamento e educação nutricional, considerando o plano alimentar individualizado, baseando-se na premissa do uso de alimentos in natura ou minimamente processados. Além de orientar a população no entendimento da lista de ingredientes de produtos processados e ultraprocessados.
·A prescrição de adoçantes dietéticos deve ser realizada de acordo com as recomendações pré-estabelecidas pelos órgãos que asseguram o seu uso (JECFA1, FDA2, EFSA3 e Anvisa4).
·Os estudos sobre essa temática ainda não se esgotaram e permitem a continuidade das pesquisas, inclusive a Anvisa informa que “está acompanhando atentamente a discussão sobre o tema e que se juntará a outros entes governamentais, particularmente o Ministério da Saúde (MS), e também a atores não governamentais, para avaliar a nova diretriz e o contexto do uso de adoçantes no país”.
São Paulo, 19 de maio de 2023
Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região SP/MS (Gestão 2023-2026)
Associação Paulista de Nutrição (Gestão 2023-2026)
1Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives; 2Food and Drug Administration; 3European Food Safety Authority; 4Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Recentes
Mais notícias
Notificação extrajudicial do CFN gera retratação da UNIMED Campinas

Artigos do Código de Ética serão revisados por grupo de trabalho

Conselho Federal de Nutricionistas publica resolução que regulamenta a telenutrição

CRN-3 divulga campanha de mobilização para aprovação do PL sobre planos de saúde