Notícia
Encontro online dá início ao CRN-3 Jovem de 2023
18 de Maio de 2023

Encontro online dá início ao CRN-3 Jovem de 2023
Evento contou com a presença de alunos, orientadores e idealizadores do projeto, como a ex-conselheira e nutricionista Sonia Tucunduva Philippi
O primeiro encontro do CRN-3 Jovem 2023, realizado em abril, foi o pontapé inicial para as atividades do programa. O evento foi organizado no formato online e reuniu conselheiros e alunos, assim como organizadores do evento.
Desde sua criação, em 2015, o CRN-3 Jovem foi responsável por aproximar mais de 300 alunos de graduação e técnicos em nutrição e dietética (TND) da realidade de suas futuras profissões. O programa foi criado a partir da percepção de docentes e membros do CRN-3 de incentivar a comunicação entre estudantes e profissionais formados.
"A motivação para criação do CRN-3 Jovem foi meu envolvimento como docente e pesquisadora da USP e os jovens acadêmicos da universidade. As aulas na Graduação, pós-graduação, iniciação científica e orientação de estágios e alunos de mestrado e Doutorado me fizeram constatar a força dos jovens e a necessidade de dar oportunidades de aprendizado e engajamento acadêmico e profissional no sentido político social” diz Sonia Tucunduva Philippi, uma das idealizadoras do CRN-3 Jovem.
Ainda que o programa tenha enfrentado problemas de logística no início, a adesão foi significativa logo na primeira edição. Sônia, que tenta marcar presença em todos os encontros iniciais do CRN-3 Jovem, nota o constante entusiasmo dos participantes. “A inspiração em Nutricionistas do Conselho que deram certo e são referências em suas especialidades também se constitui em fator desta aproximação exitosa. Um projeto importante que deve ser aplaudido e reproduzido.”
Benefícios para os estudantes e para o CRN-3
O CRN-3 Jovem trouxe benefícios para a área de nutrição tanto por aproximar novos profissionais do mercado de trabalho quanto por dar espaço para novos projetos serem desenvolvidos e a comunidade de nutricionistas e TNDs se tornar mais forte e unida.
Para Tamara Elis Santos, uma das participantes desta edição do programa, a principal vantagem é ter contato com vários profissionais da área, criando um networking desde cedo. “Eu fiquei sabendo através da coordenadora do curso. Me inscrevi e recebi um e-mail confirmando minha participação” conta. A aluna já participou de um dos encontros do programa e, em breve, participará da elaboração de projetos, boletins técnicos e discussões relevantes para a área.
Segundo Sônia, "ao ser criado em 2015 tivemos que trabalhar com os acadêmicos em projetos onde em suas Universidades se sentissem valorizados por seus colegas e professores. A representação junto ao CRN-3 era uma experiência inédita, mas acreditávamos que incentivaria uma participação mais efetiva após formados. Até hoje recebo respostas afirmativas desta experiência dos que passaram pelo CRN-3”.
Recentes
Mais notícias
Notificação extrajudicial do CFN gera retratação da UNIMED Campinas

Artigos do Código de Ética serão revisados por grupo de trabalho

Conselho Federal de Nutricionistas publica resolução que regulamenta a telenutrição

CRN-3 divulga campanha de mobilização para aprovação do PL sobre planos de saúde