CFN cobra posição da Anvisa sobre vaga para nutricionista em concurso
Notícia

Notícia

CFN cobra posição da Anvisa sobre vaga para nutricionista em concurso

19 de Dezembro de 2023

CFN cobra posição da Anvisa sobre vaga para nutricionista em concurso

Conselho solicita reunião a fim de entender a não inclusão do profissional como apto a concorrer ao cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária

 


O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) pede à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que explique por que não está prevista a participação da categoria em seu próximo concurso, que deve abrir inscrições em janeiro do ano que vem. O termo de referência do certame já foi divulgado, mas o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, que pertence ao quadro efetivo da agência e vai oferecer 50 vagas, não poderá, dessa vez, ser disputado por graduados em Nutrição, segundo o documento.

 

Fonte: Conselho Federal de Nutricionistas - CFN 

 

O CFN quer saber o motivo pelo qual nutricionista não foi incluído como um dos que poderão se inscrever no concurso, já que a categoria atende diretamente às características e demandas exigidas para a execução das atividades do cargo. A fim de compreender os critérios do estudo que apontou o número de vagas a serem ofertadas e dialogar com a direção da Anvisa, o conselho encaminhou ofício solicitando agendamento de reunião e reforçando a parceria de trabalho entre as duas autarquias, lembrando ainda que, nos últimos dois concursos da agência, em 2004 e 2013, houve oportunidade para que a categoria pudesse concorrer como especialista.

 

Para estabelecer diálogo institucional e dirimir o impasse, o CFN ressalta, no ofício, que a inclusão de nutricionistas no concurso e no futuro quadro da Anvisa objetiva, acima de tudo, promover a saúde pública no Brasil, em defesa da sociedade, levando em conta a descrição do cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária e o previsto na Lei nº 8.234/1991, que regulamenta a profissão de nutricionista. Entre as atividades em comum, estão o controle de qualidade de gêneros e produtos alimentícios, como também a participação em inspeções sanitárias relativas a alimentos.

 

Participação obrigatória — Para o conselho, é um prejuízo à saúde pública o fato de nutricionistas não poderem participar do concurso, já que são responsáveis por estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição, bem como pela análise de processamento de produtos alimentícios industrializados, conforme a lei acima citada. Ela também determina, de forma obrigatória, a participação de nutricionistas em equipes multidisciplinares, criadas por entidades públicas e destinadas a planejar, implementar e avaliar políticas de alimentação e nutrição.

 

O argumento que demonstra a necessidade de profissionais da área como especialistas da Anvisa é reforçado por outras atribuições específicas, contidas na Resolução CFN nº 600/2018, entre elas a análise e instrução de processos para registro de produtos alimentícios; a participação em comissões técnicas de regulamentação e procedimentos relativos a alimentos e saúde do trabalhador; e a elaboração de relatórios de não conformidades e respectivas ações corretivas, evitando riscos de salubridade.

 

Concursos anteriores — No edital nº 1/2004 da Anvisa, havia a previsão de nove vagas para Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária para a especialidade Nutrição. Já no edital nº 1/2013, foram 135 vagas destinadas ao mesmo cargo, mas todas elas divididas entre as áreas de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Biologia, Biomedicina, Medicina Veterinária, Fisioterapia e Odontologia, incluindo Nutrição. Agora, de acordo com o publicado no termo e referência do próximo concurso, a categoria ficou de fora do certame sem motivo aparente.


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais lendo nossa política de privacidade e politica de cookies. E ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.