Notícia

Regulamentação da profissão do Técnico em Nutrição e Dietética é aprovada na Câmara
img 01 jun/2022

Regulamentação da profissão do Técnico em Nutrição e Dietética é aprovada na Câmara

Este foi o primeiro passo na tramitação do PL, que segue para a Comissão de Trabalho. A conselheira Sueli Lisboa esteve presente na audiência representando o CRN-3

O Projeto de Lei (PL) 5056/2013, que regulamenta a profissão do Técnico em Nutrição e Dietética (TND) foi apreciado na manhã desta quarta-feira, dia 1 de junho, na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados. A matéria possui como autora, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF).

Após intensa mobilização do Sistema CFN/CRN, o relatório do deputado federal Eduardo Costa (PSD/PA) foi aprovado por unanimidade na comissão. “A aprovação e prosseguimento da tramitação deste projeto de Lei e sua regulamentação, vai conferir aos profissionais, reconhecimento e segurança em suas atividades. Na atualidade, a cadeia produtiva da alimentação exige um maior rigor sanitário e esses trabalhadores têm um papel fundamental nesse processo”, afirmou o parlamentar.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) foi representado pela diretora Manuela Dolinsky. Também estiveram na Câmara dos Deputados a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região (CRN-1),  Caroline Olímpio, e Lewestter Melquior, conselheiro. O Um grupo com mais de 80 estudantes de graduação em Nutrição e de cursos técnicos em Nutrição e Dietética marcou presença na sessão, pela aprovação do PL.

PRÓXIMOS PASSOS

Após a aprovação do PL 5056/2013 pela CSSF, o projeto agora segue para análise da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, da Comissão de Finanças e Tributação e, por último, da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.