Notícia

Os 17 ODS da ONU é tema de evento do CRN-3 alusivo aos dias do nutricionista e TND
img 21 set/2022

Os 17 ODS da ONU é tema de evento do CRN-3 alusivo aos dias do nutricionista e TND

Com o mote dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região reuniu ontem, 20 de setembro, mais de 400 profissionais no evento "O conselho que faz bem", em alusão ao Dia do Nutricionista e ao Dia do Técnico em Nutrição e Dietética, no Centro Universitário São Camilo. 

A programação do evento contou com uma palestra sobre Agenda 2030, com o lançamento do livro “CRN-3 40 anos: história e memória da nutrição em SP e MS”, e homenagem aos profissionais que receberam as primeiras 100 carteiras de identidade profissional do CRN-3 em 1981, além da entrega dos tradicionais prêmios Neide Gaudenci de Sá e Eliete Salomon Tudisco.  

Na abertura, Nina Corrêa, presidente do CRN-3, relembra que esse é primeiro o evento presencial da gestão 2020-2023 e fala do mote escolhido. “A Agenda 2030 da ONU tem tudo a ver com a nutrição e com o atual momento da nossa sociedade e do planeta. Nós da Nutrição, sabemos bem como o alimento é essencial para o ser humano e que a preservação do meio ambiente impacta diretamente para saúde e para o bem-estar de todos nós” explicou. Nina também citou a cartilha "Nutrição e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lançada recentemete pelo regional, que pode ser acessada aqui.  

“O CRN-3, ao longo dos últimos dois anos, expandiu as parcerias com entidades para o combate à fome, e hoje nossa entrada a esse evento foi condicionada a entrega de 2 kg de alimentos, que serão doados ao Programa Mesa Brasil do Sesc SP e ao Banco de Alimentos do Município de São Paulo, ” ressalta Nina Corrêa. No total, o evento arrecadou mais de meia tonelada de alimentos, dividida entre as duas instituições.   

A abertura do evento também contou com a vice-presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Kátia Guimarães, e com a nutricionista Sandra Chemin, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo.       

Para conhecer a concepção do evento e todos trabalhos que concorreram aos prêmios, clique aqui.

Palestra Agenda 2030

Em sua palestra, Nina Orlow, que atua em diversos projetos socioambientais, explanou sobre a criação da Agenda 2030 em 2015 pela ONU, os 17 ODS e as 169 metas. Nina também destacou a notícia da Rádio Senado com o título “A cada 4 segundos, uma pessoa morre de fome no mundo”. Ao final da sua apresentação, ela cita diversas ações que contribuem com o planeta e que estão alinhadas aos ODS, dentre elas o processo de compostagem que pode ser feito em casa.

CRN-3 40 anos: história e memória da nutrição em SP e MS

O livro, dividido em nove capítulos, traz importantes contribuições à história da nutrição dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A publicação, que estará disponível em breve na versão online, é de autoria do jornalista Bruno Micheletti e organização de Nina Corrêa, presidente do CRN-3, da conselheira Rosana Nogueira e do jornalista Tersandro Vilela. 

Destaque Profissional 2022

O Prêmio Neide Gualdenci de Sá, criado em 2002, é voltado para os técnicos em nutrição e dietética, e o Prêmio Eliete Salomon Tudisco, desde 1993, para os nutricionistas. Nesta edição, os profissionais submeteram os seus trabalhos alinhados aos 17 ODS à comissão julgadora dos Prêmios. Os indicados, por categoria, foram para votação da categoria e os que receberam maiores pontuações foram revelados no evento. 

  • Ganhadoras do Prêmio Neide Gualdenci de Sá 2022

Vera Lúcia Barros de Matos - Nutrição em Alimentação Coletiva;

Elaine Cristina Trajino da Silva - Nutrição em Saúde Coletiva;

Ana Paula Gelezoglo - Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos;

  • Ganhadoras do Prêmio Eliete Salomon Tudisco 2022 

Sara Rosicler Vieira Spim - Nutrição Clínica;

Ana Carolina de Faria M. Costa - Nutrição em Alimentação Coletiva;

Tamara Lazarini - Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos;

Katia Iared S. Romanelli - Nutrição em Saúde Coletiva;

Marselle Bevilacqua Amadio - Nutrição no ensino, na pesquisa e na extensão;

“O conselho que faz bem” em Mato Grosso do Sul 

O evento será realizado em 29 de setembro em Campo Grande, com a mesma programação, incluindo a premiação dos profissionais de Mato Grosso do Sul.  

 

 

Texto: Naiara Lemes

Edição: Tersandro Vilela