Notícia

Dia Nacional da Conservação do Solo
img 15 abr/2021

Dia Nacional da Conservação do Solo

O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado no dia 15 de abril. A data tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância da correta utilização do solo, como um recurso natural para a produção de alimentos, e também sobre o que provoca a poluição do solo. Neste contexto, devemos recordar o ODS 12 da Organização das Nações Unidas (ONU) que fala sobre o consumo e produção responsáveis.

 

As metas do ODS 12 visam promover a eficiência do uso de recursos energéticos e naturais, da infraestrutura sustentável, do acesso a serviços básicos. Além disso, o objetivo prioriza a informação, a gestão coordenada, a transparência e a responsabilização dos atores consumidores de recursos naturais como ferramentas chave para o alcance de padrões mais sustentáveis de produção e consumo.

 

Entre as metas do ODS 12 estão a redução substancial da geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso. Alcançar gestão sustentável e uso eficiente dos recursos naturais. Promover práticas de compras públicas sustentáveis, de acordo com as políticas e prioridades nacionais. Entre outras metas. Confira todas clicando aqui

 

O solo é um sistema vivo que abriga uma teia de relações importantes para a nossa sobrevivência e tantas outras espécies. Proteger o solo é proteger todos os tipos de vida. A nossa saúde é refletida pela saúde planetária, e por isso devemos buscar atuar juntos aos movimentos que trabalham em prol da conservação do solo e respeito aos meios sustentáveis de produção. No Dia Nacional da Conservação do Solo, é necessário envolver a sociedade nessa temática para enfatizar a preservação, a manutenção de sua produtividade e a redução dos processos erosivos.

 

Fonte: http://www.agenda2030.org.br/ods/12/