Notícia

Carta aberta aos prefeitos e vereadores eleitos (Gestão 2021-2024)
img 12 abr/2021

Carta aberta aos prefeitos e vereadores eleitos (Gestão 2021-2024)

Confira a carta aberta enviada pelo CRN-3 aos prefeitos e vereadores eleitos (Gestão 2021-2024):
 

O Conselho Regional de Nutricionistas da 3a Região (SP/MS) - CRN-3, vem parabenizar V.Sa. pelo êxito no pleito eleitoral de 2020 e desejar que sua gestão consiga promover a saúde e o desenvolvimento social dos seus munícipes.

 

Em Novembro de 2020, o CRN-3 apresentou aos candidatos a Prefeito e a Vereadores um conjunto de políticas públicas municipais que considera prioritárias para promover a saúde, a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, na perspectiva do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas. Dentre estas, consideramos essencial que os Municípios envidem esforços para ampliar e aperfeiçoar a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN); a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN); o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); e a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

 

Nestas políticas públicas, Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética desempenham papel fundamental, em cuidados relativos à alimentação e nutrição de indivíduos, famílias e coletividades. Como exemplo, citamos a atuação de profissionais da nutrição no programa de alimentação escolar, como membro da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (NASF-AP) e equipamentos da rede de atenção à saúde (tais como ambulatórios, hospitais e similares) para promoção da saúde, prevenção e tratamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) - tais como diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade. Não menos importante, em diversos municípios atuam junto ao Poder Executivo e entidades locais para estruturação de programas de segurança alimentar que se desenvolvem em banco de alimentos, restaurantes populares e cozinhas comunitárias, além de ações de vigilância sanitária, dentre outros.

 

Neste contexto, desejamos a V.Sa. êxito na condução das políticas públicas, bem como reiteramos que este Conselho Profissional encontra-se à disposição de V.Sa. para auxiliar na concepção e implementação de políticas nas áreas de áreas de alimentação e nutrição.

 

São Paulo, 01 de Março de 2021

  

Atenciosamente,

Dra. Nina da Costa Corrêa (CRN-3 55)

Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (SP/MS)