Notícia

CRN-3 participa de audiência pública sobre a implantação de restaurantes populares em MS
img 04 abr/2022

CRN-3 participa de audiência pública sobre a implantação de restaurantes populares em MS

A audiência, realizada na última quinta-feira, 31 de março, discutiu a implantação de restaurantes que ofereçam alimentação de qualidade e com preços acessíveis à população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, e foi proposta pelo deputado Amarildo Cruz (PT), coordenador da Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (FPSAN).

Para a conselheira Osvaldinete Lopes, que participou da mesa representando o CRN-3, a implantação de restaurante populares no estado é de extrema urgência. “O nosso entendimento é que o enfrentamento da fome e a busca da garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequada e saudável é uma luta de toda sociedade, em especial dos profissionais da Nutrição e dos demais da área da saúde”, pontua.   

De acordo com a Fundação Getúlio Vagas, 580 mil sul mato-grossenses estão situação de vulnerabilidade econômica, que implica no agravamento da insegurança alimentar e da fome. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que um terço da população do estado não tem acesso à alimentação saudável.

A conselheira do CRN-3 diz que fome é uma violação da dignidade humana e dos direitos de cidadania. “A oferta de alimentação saudável, refeições equilibradas e a valorização de alimentos regionais e da cultura alimentar local são preocupações a serem consideradas”, complementa Osvaldinete.

Além do CRN-3 e da FPSAN, participaram da audiência entidades, como: Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/MS), Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, dentre outras.

Convite para assinar a petição!

Para contribuir com a implantação de restaurantes populares em Mato Grosso do Sul, você pode assinar a petição, disponível em:https://alimentacaosaudavel.org.br/restaurantes-populares-ms/