Notícia

Brasil pode ter 23,2 milhões de pessoas com diabetes em 2045
img 26 nov/2021

Brasil pode ter 23,2 milhões de pessoas com diabetes em 2045

Sociedade Brasileira de Diabetes lança o Programa Diretriz 2021 para o manejo da doença no país

A Federação Internacional de Diabetes (IDF - sigla em inglês) estima que, até 2030, o Brasil pode ter 19,2 milhões de pessoas com diabetes.  E esse número pode chegar a 23,2 milhões em 2045. Em todo o mundo, o diabetes é um dos principais fatores de risco para outras doenças e um dos mais urgentes desafios a serem enfrentados pelo poder público e pela sociedade.

Diretrizes SBD 2021

A Sociedade Brasileira de Diabetes lança nesta semana, de 25 a 28, o Programa das Diretrizes da SBD 2021 para o manejo da doença no país. O documento, que completou vinte anos de existência contínua, tem a finalidade de orientar profissionais da saúde que atuam no tratamento do diabetes no Brasil.

O documento aborda, em sua versão preliminar, questões relacionadas a classificação, diagnóstico e metas de tratamento de diabetes tipo 1 e tipo 2 em várias circunstâncias e fases da vida.  De acordo com a nutricionista Silva Ramos, conselheira do CRN-3 e coordenadora da SBD, as discussões e recomendações das diretrizes seguem um rigoroso embasamento científico. “O Programa das Diretrizes da SBD 2021 tem um sólido arcabouço de evidências e equiparasse às diretrizes americanas e europeias sobre o cuidado em diabetes”, explica. 

Para a conselheira do CRN-3 é fundamental que o nutricionista conheça as diretrizes, as metas de tratamento e o que se preconiza em termos de ciência. “Para os pacientes é ter segurança que o profissional tem conhecimento e que está seguindo uma conduta nacional para o tratamento do diabetes”, completa Silvia.

O Programa das Diretrizes será lançado oficialmente no XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes e pode ser conferido em breve no site https://diretriz.diabetes.org.br/