Notícia

Alimentos zero açúcar e sem adição de açúcar: você sabe diferenciar?
img 19 nov/2021

Alimentos zero açúcar e sem adição de açúcar: você sabe diferenciar?

Este é um dos cuidados que pessoas com diabetes devem ter: o açúcar dos alimentos. E, à primeira vista essa diferenciação parece ser bem simples, porém, na prática, ela gera muitas dúvidas no dia a dia dos pacientes. Para as pessoas com diabetes, saber essa diferença é fundamental, uma vez que o açúcar contido nesses alimentos leva a alteração da glicemia. A dica de ouro é a leitura dos rótulos, contudo, ela pode, também, levar a diversas interpretações incorretas. 

Por isso é tão importante ter ajuda profissional para orientar o paciente na hora de comprar alimentos e tirar eventuais dúvidas. A nutricionista Silvia Ramos, conselheira do CRN-3, explica que alimentos com os dizeres “zero açúcar” não apresentam nenhum açúcar em sua composição, já produto sem adição de açúcar, não possui açúcar adicionado, mas possui o açúcar natural dos ingredientes utilizados.

De forma prática, é importante lembrar que os alimentos zero açúcar, que não possuem nenhum tipo de açúcar na composição, indicam na tabela nutricional que a quantidade de carboidratos é igual a zero. Já a tabela nutricional dos alimentos sem adição de açúcar, que contém o açúcar dos alimentos, indicam algum valor na quantidade de carboidratos na informação nutricional. 

Silvia chama atenção ainda para a hora da compra destes alimentos. “Caso esteja procurando por um produto isento de carboidrato, os alimentos sem adição de açúcar devem ser evitados. Porém, é importante lembrar deles no momento de realizar a contagem de carboidratos da refeição”, finaliza.