Notícia

Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
img 27 jul/2022

Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Estabelecidos pela ONU, os objetivos irão estimular ações em áreas cruciais para a humanidade e para o planeta

Com a finalidade de nortear as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, a Organização Nacional das Nações Unidas (ONU) reformulou, em 2015, a proposta que tratava dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A partir desse ano, os 193 Estados-Membros da ONU adotaram formalmente a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Esses objetivos e metas irão estimular ações em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta apoiando-se em cinco pontos cruciais: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Segundo a ONU, os ODSs “são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.”

Para saber mais, acesse: https://brasil.un.org/pt-br/take-action

 

Texto: Kamila Aleixo de Oliveira Brito