Notícia

4° Simpósio De Saúde E Bem-Estar Para Profissionais Da Saúde
img 27 abr/2022

4° Simpósio De Saúde E Bem-Estar Para Profissionais Da Saúde

O Grupo Técnico Interprofissional (GTI) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) foi criado pela Resolução SS nº 78, de 23/06/2014. Tem a Visão de ser reconhecido como referência em propostas de interprofissionalidade no campo da SES-SP contribuindo com o Sistema de Saúde através da reorientação dos profissionais de saúde. Tem como sua Missão ser um grupo com o objetivo de promover e fortalecer a articulação de ações educativas, de promoção de saúde e bem-estar, de caráter interprofissional, no âmbito da SES/SP.

O Planejamento estratégico do GTI para o período de 2020 a 2025 estabeleceu em seu OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 “Promover a auto responsabilização com sua saúde entre Profissionais de Saúde” e como META: “Realizar anualmente um Simpósio de Saúde e Bem Estar para Profissionais de Saúde atingindo 1 % de Profissionais de Saúde até 2025”.

Para tal, promove anualmente o Simpósio de Saúde e Bem-Estar para Profissional de Saúde do Estado de São Paulo. Neste evento, que visa a transformação do comportamento dos Profissionais de Saúde, através de responsabilização com a própria saúde, sensibilizando-os para escolhas mais saudáveis a partir de informações transmitidas pelos experts convidados.

O evento foi realizado todos os anos na forma presencial, este ano será online, com o Tema Saúde Mental: O autocuidado sob diferentes olhares.

O tema é de extrema importância, pois órgãos oficiais como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estão preocupados com a Saúde Mental dos Profissionais de Saúde, por isso lançaram uma campanha “Saúde Mental Agora - Compartilhe sua História” A campanha convida profissionais de saúde a compartilharem testemunhos sobre como gerenciar o estresse, a ansiedade e a depressão induzidos por uma pandemia. Esta campanha visa à conscientização sobre impactos da COVID-19 na saúde mental dos profissionais de saúde da linha de frente.

Preocupados com a Saúde Mental dos profissionais de saúde, durante e após pandemia por Covid-19, doença causada por um novo coronavírus (Sars-CoV-2), e o impacto negativo ou sequelas que ela tenha causado, principalmente àqueles que trabalham na linha de frente, a Secretaria da Saúde de São Paulo, através do GTI, promove este evento na tentativa de acolher os profissionais de saúde e analisar este sofrimento indicando os dispositivos existentes, como a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o Programa Autoestima do Governo de São Paulo, que oferece uma plataforma de acesso a conteúdos relevantes em saúde mental.

O evento será ao vivo, transmitido da Sala de Situação na SES, com oportunidade de interação do usuário com os palestrantes. O Impacto que este evento exerce na vida dos profissionais de saúde é a transformação, trazendo uma melhor saúde e bem-estar.

O acesso é aberto para todos os Profissionais de Saúde e permanecerá gravado no Youtube

Como será on line acreditamos que atingirá um maior número de participantes.

Os certificados serão limitados a quem fizer sua inscrição via SYMPLA no link.