Notícia

Você sabe qual o valor nutritivo de uma banana?
img 04 out/2019

Você sabe qual o valor nutritivo de uma banana?

A banana é uma fruta com sabor doce e tem uma boa aceitação por pessoas de todas as idades. A produção mundial anual, em 2018, chegou a 19,2 milhões de toneladas, de acordo com dados estimados pela FAO. O Brasil é o quarto maior produtor de banana do mundo. Seu consumo médio per capita pelos brasileiros, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), é de 25kg por ano.

Existem muitas variedades como banana maçã, ouro, prata, nanica, São Tomé e outras. Podem ser consumidas in natura ou na salada de frutas, além de outras aplicações culinárias na alimentação, como em bolos, tortas e vitaminas. Quando verde, pode ser transformada em farinha pois é rica em amido. Sua forma desidratada é rica em energias e fibras.

Para te ajudar a conhecer o valor nutritivo médio da banana in natura, preparamos esta tabela:               

 

Informação Nutricional

Porção de 86g (1 unidade)

Quantidade por porção 86g        % VD (*)

Valor energético       88 kcal       4%

Carboidratos            20,5           7%

Proteínas                1,2              2%

Fibra alimentar        1,6             6%

Magnésio                24,1            9%

Potássio                  323,4          7%

Vitamina C               5,1             11%

 

 

* (%) Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal o 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

 

Os valores nutritivos médios são semelhantes para os diferentes tipos de banana. O nutricionista pode recomendar a banana para crianças, adolescentes, adultos e idosos, pois além de ser uma boa opção pelo seu valor nutritivo e sabor, contribui para o consumo de ao menos 3 porções de frutas ao dia.

Contribuição: CRN-3 Jovem

Comissão de Formação Profissional

2014-2017