Notícia

Saúde e Segurança são coisas sérias!
img 27 jul/2020

Saúde e Segurança são coisas sérias!

O conceito de prevenção de acidentes é conhecido pelas organizações brasileiras em função das exigências das Normas Regulamentadoras – NR's – do Ministério do Trabalho. Como conceito de risco, tem a combinação da probabilidade de ocorrência ou exposição com a gravidade da lesão ou doença que pode ser causada pelo evento ou exposição. 

No ambiente de trabalho, pode-se elencar diversos perigos que podem ocasionar desde um desconforto leve até a morte:

- Químicos: vapor, poeira, material particulado, gases, produtos químicos

- Físicos: ruído, calor, umidade, frio, vibração, radiação

- Biológicos: vírus, protozoários, bactérias, fungos

- Ergonômicos: repetitividade, longas jornadas, postura inadequada, esforço físico

- Acidentes: queda, queimadura, cortes, acidentes com maquinários

Você sabia que existe uma hierarquia para os controles e mudanças para a redução dos riscos no ambiente de trabalho? São elas:

1º Eliminação do risco

2º Substituição de materiais e equipamentos 

3º Controles de engenharia

4º Sinalização, alertas ou controles administrativos

5º Equipamentos de proteção individual 

Isso mesmo, os equipamentos de proteção individuais são as últimas camadas de controle e proteção. Quem lida com atividades onde há o uso de EPI's sabe da importância na conscientização de todos em relação ao uso, mas também conhece as dificuldades em relação ao uso correto, zelo, higienização e cuidados. 

Existe ainda um fator muito importante a ser levado em consideração como risco, o chamado viés otimista que é a tendência de ver o outro em risco ou algo como mais arriscado, ou seja, sempre vai acontecer com o outro, nunca comigo ou nunca no meu local de trabalho. Por diversas vezes ouvimos: "Faço isso há tantos anos", "Posso trabalhar de olhos fechados", "Tenho mais tempo nisso que você de vida"... e tantas outras frases. Esse excesso de confiança é o maior inimigo dentro de qualquer atividade e por isso, além de todo o trabalho relacionado à qualidade, é nossa obrigação zelar, dar o exemplo e trabalhar na conscientização sobre ações e práticas seguras, estabelecer o diálogo e engajamento da equipe, sendo sempre um forte aliado em qualquer dimensão de trabalho.

 

Por Laura Alonso