Notícia

Saiba mais sobre os Sucos Dexintoxicantes
img 11 jun/2019

Saiba mais sobre os Sucos Dexintoxicantes

Termo usado nas redes sociais não tem fundamentação científica

É comum encontrar em blogs e posts nas redes sociais inúmeras receitas de sucos que prometem milagres. Um suco natural pode ser fonte de nutrientes importantes, mas será que uma receita pode levar o nome de suco desintoxicante?

A definição do termo "suco desintoxicante" é confusa e inadequada, segundo a #Nutricionista dra. Fabiana Poltronieri, conselheira do CRN-3 e Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP.

"Os sucos ricos em compostos antioxidantes podem ser úteis para a Saúde humana se fizerem parte de uma dieta equilibrada nutricionalmente. Que sejam sucos desintoxicantes, não há respaldo na literatura científica vigente que justifique este acintoso apelo de marketing", explica a dra. Fabiana, que também é professora universitária. 

A nutricionista explica que, provavelmente, o uso do termo iniciou-se com alguma tradução equivocada de textos como “detoxification enzymes of tomato juice”. Fabiana ainda argumenta que não se tratam de sucos desintoxicantes, mas de enzimas detoxificantes do fígado, ou ainda citadas como “...Glutationa S-transferases (GST) são enzimas detoxificantes de fase II...".

 

#CRN3responde #SigaumNutricionista