Notícia

Saiba como evitar o desperdício de alimentos nas ceias de natal e ano novo
img 20 dez/2018

Saiba como evitar o desperdício de alimentos nas ceias de natal e ano novo

Na semana do Natal, todo mundo quer reaproveitar as sobras da ceia. Mas para fazer isso de forma segura, é preciso garantir alguns cuidados na hora de preparar e servir os alimentos. Veja a seguir uma lista de orientações para evitar o desperdício, preparada pela nutricionista Viviani Fontana (CRN-3 8369), que é conselheira da atual gestão do CRN-3 e trabalha como consultora e docente em Gestão, Qualidade e Segurança Alimentar na área de Nutrição em Alimentação Coletiva.

 

Cuidado na hora de montar a mesa 

Os alimentos não podem ficar expostos à temperatura ambiente por mais de duas horas. 

Descongele com calma, congele rapidamente

Lembre-se que o descongelamento deve ser feito somente sob refrigeração. Caso seja necessário, use o forno de micro-ondas. 

Quanto mais rápido o alimento for congelado, e quanto mais devagar ele for descongelado, melhor será o resultado final.

Coloque etiquetas

Se for congelar as sobras de carnes, coloque-as em pequenas porções em recipientes próprios e com tampa. Mantenha estes identificados com a data de congelamento e prazo de validade, que pode variar de acordo com a temperatura do equipamento. Conserve os alimentos congelados a uma temperatura de  a -18°C  ou menos.

Não sobrecarregue a geladeira

Para evitar o aumento da temperatura interna da geladeira, evite ficar abrindo a porta e deixe as bebidas em uma caixa térmica com gelo.