Notícia

Saiba como apresentar suas qualificações e formação acadêmica corretamente
img 31 mai/2019

Saiba como apresentar suas qualificações e formação acadêmica corretamente

Com a popularização da internet, cada vez mais profissionais da Nutrição e de outras categorias estão divulgando seu trabalho nas mídias digitais. E para que os Nutricionistas apresentem suas qualificações e sua formação acadêmica de forma correta, o CRN-3 preparou este texto com algumas regras sobre a identificação profissional. Confira a seguir as normas sobre como citar títulos acadêmicos (doutorado, mestrado e pós-graduação), título de especialista, experiência profissional e outros cursos em seu currículo e em outras formas de divulgação da sua atuação como Nutricionista. 

 

O Artigo 21 do Código de Ética e de Conduta do Nutricionista, determina que:

“Art. 21. É dever do nutricionista identificar-se, informando sua profissão, nome, número de inscrição no Conselho Regional de Nutricionistas de sua respectiva jurisdição, quando no exercício profissional”. 

 

Títulos Acadêmicos

O profissional pode agregar a profissão de nutricionista os títulos stricto Sensu que sejam reconhecidos, como por exemplo Nutricionista Mestre em Bioquímica ou Nutricionista Doutor em Saúde Pública. Também são válidas as formas Nutricionista com Mestrado em Bioquímica e Nutricionista com Doutorado em Saúde Pública. 

No caso de pós-graduações lato sensu, deve se usar “pós-graduado em” ou “com especialização em”.

 

Título de Especialista

O termo especialista pode ser usado apenas para os títulos validados junto à Asbran, de acordo com a Resolução CFN 416/2008, alterada pela Resolução CFN 556/2015 (Especialista em Alimentação Coletiva, Especialista em Nutrição Clínica, Especialista em Saúde Coletiva, Especialista em Nutrição em Esportes, Especialista em Fitoterapia).

 

Experiência Profissional

O nutricionista que não possui título de especialista validado pela ASBRAN pode identificar-se citando a área de atuação, conforme a padronização estipulada na Resolução CFN nº 600/2018.

 

Outras habilidades e ferramentas

O nutricionista que exerce atividades, ferramentas, instrumentos e metodologias que ainda não são regulamentadas pelo Conselho Federal de Nutricionistas (coaching, ortomolecular, Nutrição Funcional, Nutrição Comportamental práticas integrativas e complementares em saúde estabelecidas pelo SUS, entre outros) pode incluir esta informação separadamente em sua identificação profissional, distinguindo as profissões e desvinculando das atividades inerentes ao nutricionista.