Notícia

Presidente do CRN-3 palestra sobre a evolução da profissão do nutricionista no Brasil
img 20 set/2019

Presidente do CRN-3 palestra sobre a evolução da profissão do nutricionista no Brasil

“O profissional nutricionista do passado, do presente e do futuro. Quais as conquistas e desafios da nossa atuação? ” Assim, Denise de Augustinis Noronha Hernandez, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (SP e MS), iniciou sua palestra no 6º Congresso de Nutrição Comportamental, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira, 20. 

Denise Hernandez abordou o histórico da profissão a partir da criação dos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, ressaltando o protagonismo do Sistema bem como sua importância quanto à regularização da profissão. Em sua fala sobre a atualidade, apresentou a publicação “Inserção Profissional dos Nutricionistas no Brasil”, que traz os resultados de uma pesquisa realizada pelo CFN em 2016. 

“Esses dados são fundamentais para entendermos um pouco mais sobre a nossa categoria. Conseguimos identificar a área onde mais atuamos e nossas relações de trabalho. Temos também a distribuição dos nutricionistas brasileiros por declaração de conhecimento dos programas sociais e instrumentos correlatos”, explicou Denise.  

Em seguida, após detalhar os principais pontos da pesquisa, a presidente falou de algumas medidas adotas pelo CRN-3. “Em 2018, criamos a primeira Comissão Especial e Transitória de Políticas Públicas em Nutrição do Sistema CFN/CRN, realizamos o nosso Fórum Regional sobre esse tema em mais de 10 cidades de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Já este ano, ampliamos o número de representantes do CRN-3 em espaços de participação social e intensificamos o apoio a eventos voltados para a sociedade em parceria com os governos da esfera municipal e estadual”.

Denise, demostrando entusiasmo em sua fala, fez suas considerações finais incentivando o profissional a buscar cada vez mais conhecimento na área e que sua atuação seja pautada em evidências científicas. Também fez recomendações para um atendimento humanizado e condutas com ênfase no indivíduo. 

A publicação “Inserção Profissional dos Nutricionistas no Brasil” está disponível em: https://bit.ly/2m6E0YQ