Notícia

Por que se comemora o Dia Mundial da Alimentação?
img 02 out/2020

Por que se comemora o Dia Mundial da Alimentação?

 

Comemorado desde 1981, o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, é alusivo a data de criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. Esse marco traz uma importante reflexão sobre a necessidade de uma alimentação saudável, acessível e de qualidade, chamada de "Segurança Alimentar e Nutricional". 

Os eventos são organizados em mais de 150 países, tornando-se um dos dias mais celebrados no calendário da ONU. O objetivo dessa comemoração é de conscientizar a ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos.

Segundo dados do relatório "O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2020" (State of Food Security and Nutrition - SOFI)", pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por outros fundos, cerca de 750 milhões pessoas foram expostas a níveis graves de insegurança alimentar em 2019.

Neste dia, além de falarmos sobre as ações mundiais relacionadas à promoção da alimentação segura a toda população, não podemos esquecer a má nutrição de pessoas com excesso de peso e do estilo de vida atual, que também é preocupante para a saúde como um todo. Temos que ser conscientes dos dois quadros nutricionais que a população se encontra e de como podemos intervir com estratégias nutricionais efetivas e políticas públicas mais assertivas.

Desde sua primeira comemoração, o Dia Mundial da Alimentação aborda temas diferentes a cada ano no intuito de potencializar a conscientização de pessoas de várias áreas e contextos, descentralizar investimentos e viabilizar o acesso de todos à alimentação saudável. Dentre eles, destacam-se: "A comida vem primeiro", 1981; "Alimentação e meio ambiente", 1989; "A luta contra a fome e a desnutrição", 1996; "Lutar contra a fome para reduzir a pobreza", 2001; "Sistemas alimentares saudáveis", 2013; "Mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e no desenvolvimento rural", 2017, e "Nossas ações são nosso futuro: um mundo #fomezero para 2030 é possível", 2018.   

Neste ano, o tema é "Cresça, alimente, sustente. Juntos", onde lança um apelo à solidariedade global, dentro do cenário de pandemia de Covid-19, para ajudar as pessoas mais vulneráveis a se recuperar e tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis, fortes e resilientes. Saiba mais sobre a campanha do Dia Mundial da Alimentação no site:  http://www.fao.org/world-food-day/home/en/

Este é o número 1 de uma série de 5 textos. Leia também os próximos e divulgue!