Notícia

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030
img 11 dez/2020

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030

 

Você certamente já leu ou ouviu algo sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas sabe quais são e como eles se conectam com a nossa área de atuação? Como está a situação do país em relação ao cumprimento das metas? 

O que são ODS?

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de objetivos globais lançados em 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Pode-se dizer que são uma extensão dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), acordados em 2000.

O desafio é grande, visto que o prazo da agenda é até 2030. Em tempos de pandemia e turbulência, parece difícil o cumprimento destes objetivos, e é por isso que se tornam ainda mais importantes.

São 17 objetivos que se desdobram em 169 metas e 231 indicadores

Você deve estar se perguntando:  qual é o meu papel nisso? Seu papel é importante, pois o desafio é colocado a todos: setores públicos, privados e sociedade civil. Isso quer dizer que, de uma forma ou de outra, devemos adotar os ODS e trabalharmos para contribuir com um planeta mais sustentável do ponto ambiental, econômico e social.

Por onde começar?

 

Quais são os ODS?

Diversas as ações que podem ser adotadas por gestores, nutricionistas, técnicos em nutrição e dietética e pelas organizações.

O Relatório Luz, é um documento emitido por diversas organizações e sociedade civil sobre o status do país em relação à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. O último relatório foi publicado em 2020, durante a pandemia do novo coronavírus, apresentando um cenário extremamente desafiador. 

  • ODS 01 – Erradicação da pobreza: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  • ODS 02 – Fome zero e agricultura sustentável: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover agricultura sustentável.
  • ODS 03 – Saúde e bem-estar: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.
  • ODS 04 – Educação de qualidade: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
  • ODS 05 – Igualdade de gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
  • ODS 06 – Água potável e saneamento: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.
  • ODS 07 – Energia limpa e acessível: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.
  • ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.
  • ODS 09 – Indústria e inovação: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
  • ODS 10 – Redução das desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
  • ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: Tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  • ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis.
  • ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos
  • ODS 14 - Vida na água: Conservação e uso sustentável os oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  • ODS 15 – Vida Terrestre: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda da biodiversidade.
  • ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todas e todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  • ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

No próximo texto, você poderá conferir a interface dos ODS e como eles podem ser aplicados nos serviços de alimentação.

Por Laura Alonso, Conselheira do CRN-3.

 

Fonte:

https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

https://brasilnaagenda2030.files.wordpress.com/2020/08/por_rl_2020_web-1.pdf