Notícia

O que comer antes do bloco de Carnaval? (Parte 2)
img 01 mar/2019

O que comer antes do bloco de Carnaval? (Parte 2)

CRN-3: Que grupos de alimentos são mais indicados numa refeição que antecede uma festa como esta?

Tânia Rodrigues: Antes de uma festa que demanda muita energia o ideal é fazer uma refeição balanceada, com carboidratos, proteínas e gorduras, mas tudo na medida certa. Para dar energia, os carboidratos são ótimas opções. Por isso, não deixe de comer grãos, legumes, verduras, tubérculos e raízes. Em relação às gorduras é importante não exagerar, já que demoram a serem digeridas e podem causar mal-estar.

 

CRN-3: E os cuidados com a hidratação?

Tânia Rodrigues: O principal problema que pode ocorrer nessa época do ano é a desidratação. O calor, o esforço físico intenso e o consumo de bebidas alcoólicas são todos fatores ligados a essa condição. A desidratação pode ser acompanhada de sintomas como tontura, sonolência, boca seca e dores de cabeça. Para evitar a desidratação, é indispensável o consumo esporádico de líquidos ao longo do dia e também junto com o consumo de bebidas alcoólicas. Para isso, prefira sucos naturais, água de coco e água. E lembre-se: Antes de consumir bebidas alcoólicas, é importante não estar a muito tempo sem comer.

 

CRN-3: Comer frutas durante o bloco é uma boa opção para evitar mal-estar?

Tânia Rodrigues: Sim. As frutas além de fornecerem energia, são ricas em água, vitaminas e minerais que podem te ajudar a se preparar para um dia de festa, aguentar a folia e também na recuperação da ressaca do dia seguinte. Para dar energia, uma ótima opção é a banana, que além de ser prática de levar, pode evitar a hipoglicemia. Frutas como a laranja, o abacaxi ou a melancia, são ótimas para evitar a desidratação, mas nem sempre fáceis de levar para a folia, mas podem ser incluídas antes de sair de casa.