Notícia

O que comer antes do bloco de Carnaval? (Parte 1)
img 01 mar/2019

O que comer antes do bloco de Carnaval? (Parte 1)

Neste Carnaval, curta os blocos de rua sem exageros e converse com os amigos e familiares sobre a alimentação saudável. Mas antes disso, você deve se informar sobre que devemos comer antes de cair na folia. Você já sabe?

Para responder esta pergunta, o CRN-3 convidou a nutricionista Tânia Rodrigues para falar um pouco sobre este feriado que é marcado por grandes festas de rua e muito esforço físico. “Folião que é folião, pula todos os dias do Carnaval e vai passando de um bloco ao outro com muita energia e animação. Mas para ter energia suficiente para passar a tarde toda na folia, é muito importante se alimentar bem, afinal o combustível não pode faltar para aproveitar esta festa”, afirma Tânia, especialista em Nutrição Esportiva.

Confira a seguir as principais informações sobre o tema:

 

CRN-3: Como deve ser a alimentação antes de fazer um grande esforço físico, como passar a tarde toda pulando carnaval?

Tânia Rodrigues: Nas principais refeições evite alimentos que demorem para serem digeridos, como os alimentos gordurosos, fritos ou empanados, que podem atrapalhar na hora do esforço físico, causando desconforto gástrico e até uma diarreia inesperada. No café da manhã, por exemplo, frutas, iogurtes, pães, cereais, queijos e ovos são boas opções. No almoço e no jantar, além do arroz e feijão, que são ótimas fontes de energia, prefira carnes magras como frango ou peixe. Complete a refeição com legumes no vapor ou cozidos, pois são mais fáceis de digerir do que saladas cruas e dão mais sensação de saciedade, mas pode incluir saladas cruas também. Evite pular refeições! Além disso, não se esqueça dos lanches. É muito comum que, por falta de opção, acabamos comendo o que tem disponível no local e, grande parte das vezes, essas não são opções saudáveis. Se possível, leve lanches, como barras de cereal, de nuts ou de proteína e frutas secas, que são fáceis de levar. E para completar o kit do folião saudável, inclua um canudo e um copo reutilizáveis, levados de casa, evitando lixos pelas ruas e diminuindo o consumo de plásticos.

                                  

CRN-3: Os foliões devem fazer um almoço reforçado pensando no gasto energético que está chegando?

 Tânia Rodrigues: O “almoço reforçado” pode ser prejudicial na hora de pular carnaval. Consumir alimentos demais ou alimentos muito “pesados” pode sobrecarregar o organismo e causar sono. Aliado ao esforço físico intenso pode causar indigestão e sensação de mal-estar. Por isso, faça refeições nas porções de costume, preferindo alimentos mais leves e fáceis de serem digeridos. Uma boa sugestão são as carnes magras de aves e peixes com legumes e batatas, ou um macarrão com molho de tomate e carne moída com frutas na sobremesa.