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IDOSOS: cuidados na alimentação no período de pandemia (COVID-19)
img 27 mai/2020

IDOSOS: cuidados na alimentação no período de pandemia (COVID-19)

Desde o início da pandemia da Covid-19, o CRN-3 está acompanhando diversas ações relacionadas à prevenção da doença, principalmente da população idosa, considerando que as pessoas acima de 60 anos se enquadram no grupo de risco, mesmo que não tenham nenhuma doença associada. 

A alimentação saudável é importante para a manutenção e recuperação da saúde em todas as fases da vida. Comer alimentos variados e em quantidades adequadas, geralmente fornece todos os nutrientes que os idosos precisam para manter sua saúde e nutrição. Neste momento, uma alimentação inadequada e menos atividade física podem levar à perda de massa muscular e força em idosos.

Os cuidados devem ser redobrados 

Devemos observar se o idoso apresenta algum comprometimento sensorial, como diminuição do paladar, dificuldades na mastigação e na deglutição. Além disso, é importante identificar a perda ou ganho excessivo de peso. 

 

Recomendações: 

• Pesquise receitas em livros, revistas ou sites de culinária. 

• Planeje o cardápio da semana para facilitar a compra dos alimentos e a preparação. Elabore pratos coloridos.

• Faça uma lista de compras com alimentos importantes para manter sua alimentação saudável. 

• Se possível, realize a compra de alimentos em horário alternativo ou opte por serviço de compra online. 

• Limite a compra de alimentos industrializados, como biscoitos, refrigerantes, macarrão instantâneos e sorvetes. Eles não contribuem para a sua imunidade.

Confira os “10 Passos da Alimentação Saudável para os idosos durante a pandemia”, de autoria do Ministério da Saúde:

1- Um bom planejamento das compras e das refeições vale muito!

2- A rotina alimentar deve ser mantida!

3- Preferência para os alimentos integrais em sua forma mais natural! 

4- Frutas, verduras e legumes em todas as refeições!

5- Arroz e feijão no almoço e jantar!

6- Carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados em pelo menos uma refeição! 

7- Consuma com moderação óleo, gordura, sal e açúcar!

8- Cuidado com a hidratação!

9- Diga não aos ultraprocessados!

10- Fique atento aos rótulos e embalagens!

Para leitura na íntegra do texto “10 passos da alimentação saudável para idosos durante a pandemia”, clique aqui. https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/10-passos-da-alimentacao-saudavel-para-idosos-durante-a-pandemia 

Elaborado por: Lúcia Helena Lista Bertonha, Gerente Técnica do CRN-3,

Jéssica Dias, Nutricionista Assistente do CRN-3.