Notícia

Evento celebra 80 anos do curso de Nutrição no Brasil
img 30 ago/2019

Evento celebra 80 anos do curso de Nutrição no Brasil

O primeiro curso para formação profissional do nutricionista ocorreu em 1939 na Universidade de São Paulo  

“Necessidades sociais de alimentação e nutrição – o papel das políticas públicas e da formação profissional de nutricionistas”. Este foi o tema escolhido pela Faculdade de Saúde Pública-USP para celebrar 80 anos do curso de Nutrição no Brasil durante evento realizado nesta sexta-feira, 30 de agosto, no auditório da Faculdade. 

A programação do evento traça um panorama histórico da nutrição no país, ressaltando a importância e a relação das políticas públicas para o nutricionista. Na ocasião, participam estudantes, egressos do curso e renomados professores, além de Denise de Augustinis Noronha Hernandez, presidente do CRN-3, Lenita Borba, conselheira e coordenadora da Comissão Especial e Transitória de Políticas Públicas em Nutrição do Conselho, e Solange Malentachi, representado a Apan. 

“Este ano é um marco histórico para todos nós nutricionistas e para a sociedade. Deve ser comemorado por diversos aspectos, sobretudo, pelas ações das colegas que nos antecederam e que facilitaram a nossa prática profissional, e também pela nobre missão do nutricionista de contribuir para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada, por meio de sua prática ética e comprometida com a segurança alimentar e nutricional”, comenta Denise. 

Ao longo desses 80 anos, o Sistema CFN/CRN e as demais entidades de classe desempenham função relevante na valorização e regulamentação da profissão no Brasil.