Notícia

Especial Mês da Saúde – O Nutricionista na Atenção Primária à Saúde
img 09 abr/2019

Especial Mês da Saúde – O Nutricionista na Atenção Primária à Saúde

Neste mês de Abril, em comemoração ao Dia Internacional da Saúde (07/04), o CRN-3 reforça a importância do Nutricionista na promoção da saúde da população. A atuação do Nutricionista na atenção primária à saúde envolve a prevenção de doenças, e para garantir esse objetivo, é preciso orientar uma alimentação saudável desde os primeiros meses de vida. Confira abaixo uma entrevista com a dra. África Isabel, que atualmente é diretora técnica no grupo de apoio às políticas de proteção e prevenção à saúde da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, e também é professora universitária da área de Saúde Coletiva. 

 

CRN-3: Qual o papel do Nutricionista na atenção primária à saúde?

Dra. África: O papel do Nutricionista na atenção primária à saúde é fundamental, por que a atenção primária à saúde envolve a prevenção de doenças. 

Isso implica no incentivo à amamentação e no incentivo à alimentação complementar das crianças que já não estão em aleitamento exclusivo. A população precisa receber uma orientação adequada, para que esses cuidadores possam introduzir os alimentos adequados, e não o que a gente vê hoje em dia, que é um monte de alimentos industrializados e ultraprocessados, como refrigerantes, sopas prontas. 

A atuação do Nutricionista na atenção básica é fundamental para poder orientar e incentivar a amamentação e a alimentação complementar dos bebês, bem como a alimentação da gestante, para que ela não engorde demais, para que ela coma para dois, e não por dois. 

E orientar sempre o que é uma alimentação saudável, e que as pessoas evitem os alimentos ultraprocessados para não prejudicar a saúde, e assim prevenir uma série de doenças, principalmente as doenças crônicas não transmissíveis. 

 

CRN-3: Qual o impacto do trabalho do Nutricionista na Atenção primária à Saúde?

Dra. África: Se tivéssemos mais nutricionistas na atenção básica, nós conseguiríamos evitar uma série de doenças crônicas. Quando existe o nutricionista na rede primária, o impacto é justamente promover a alimentação saudável, seguindo as Orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira. A informação principal do Guia Alimentar, qual é? Utilize mais alimentos in natura, cozinhe, dê à alimentação a importância que ela tem na nossa vida e na nossa saúde, e evite o consumo de alimentos ultraprocessados.

 

Veja aqui o Guia Alimentar completo.