Notícia

Dia mundial da água
img 22 mar/2019

Dia mundial da água

Por Rosana Nogueira, nutricionista da Câmara Técnica do CRN-3

A água é o recurso ambiental primordial em todos os processos produtivos e atividades humanas, além de regulador dos ecossistemas e componente essencial de cada ser vivo. Não sobrevivemos mais do que poucos dias sem ela!

É inegável sua importância na agricultura, pesca, indústria, transporte e energia.

Por ser essencial, a água está em todas as culturas, o que se reflete nas manifestações sociais e artísticas e adquire significados relacionados ao nascimento, cura, pureza e renovação em diversas religiões.

Por sua importância, foi elencada como um dos objetivos da Agenda 2030, adotados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável: “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”.

Vale ressaltar que o total de água existente no corpo dos seres humanos corresponde a 75% do peso na infância e a mais da metade na idade adulta. Sendo um importante alimento, a quantidade de água que precisamos ingerir por dia é variável e depende de vários fatores.

Tanto a água bebida quanto a água utilizada nas preparações culinárias devem ser potáveis para o consumo humano e isentas de micro-organismos e de substâncias químicas que possam constituir potencial de perigo para a saúde humana.

A água pura é a melhor opção para a ingestão de líquidos. Mas bebidas como café e chá fazem parte da cultura alimentar do brasileiro.

Pensando na preservação do meio ambiente, utensílios não descartáveis como copos de vidro ou canecas de louça devem ser usados no dia a dia para tomar água, café ou chá, assim como pequenas garrafas com água fresca é boa providência quando se está fora de casa.

 

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Organização das Nações Unidas no Brasil - https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/, acesso 21 de março de 2019