Notícia

Dia da água
img 22 mar/2021

Dia da água

Dia Mundial da Água: CRN-3 apresenta medidas em benefício da população

 

Nesta segunda-feira (22/03) é comemorado o Dia Mundial da Água, data que tem como objetivo discutir assuntos importantes relacionados a esse recurso natural. A vida no planeta só é possível com a presença de água, e o corpo humano também necessita dela para o funcionamento de diversos processos.  No contexto de saúde pública, o CRN-3 defende a oferta gratuita de água potável em bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, cafeterias e hotéis, e é sobre isso que vamos falar.

 

Oferecer água aos consumidores, além de uma expressão de acolhimento, é um fator importante para manter a hidratação, especialmente quando existe o consumo de bebidas alcoólicas, é o que acredita Marcelo Traldi, professor pesquisador do Centro Universitário Senac. "Também se trata de uma questão ambiental importante, pois a água servida em recipientes como jarras ou copos faz com que o consumo de embalagens plásticas de única utilização seja reduzido, o que causa um efeito muito positivo ambientalmente", afirma.

 

Estas embalagens representam um impacto, não somente no descarte, mas também em toda cadeia de produção, uma vez que estes produtos são feitos de derivados de petróleo, passando pela distribuição que é feita em caminhões, que geram queima de combustível fóssil e, consequentemente, poluição.

 

"Este tipo de serviço se faz importante na medida em que os Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética têm mais autonomia para oferecer água aos consumidores sem que isso esteja associado ao pagamento de algum valor, e desta forma ajudar os consumidores a se manterem hidratados durante a refeição", pontua Marcelo.

 

CRN-3 em prol da Segurança Alimentar e Nutricional
A Comissão de Políticas Públicas do CRN-3 elaborou proposta de anteprojeto de lei que torna obrigatória a oferta gratuita de água potável em bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, cafeterias e hotéis de Mato Grosso do Sul, evitando assim o consumo de bebidas açucaradas. O anteprojeto é resultado de diversos encontros de trabalho entre representantes da FPSAN de MS, juntamente com o CRN-3, o COMSAN-CG e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-MS).  

 

Para Irene Coutinho, Nutricionista e conselheira do CRN-3, a ação da Comissão de Políticas Públicas, dentro da atuação profissional, é importante para evitar o consumo de bebidas açucaradas. "A distribuição de água potável, além de ser uma medida de proteção à vida e à saúde, é uma medida que irá contribuir para o aumento do consumo de água e consequente redução de bebidas açucaradas e melhor hidratação nos casos de consumo de bebidas alcoólicas".

 

Em comemorações informais como happy hour, por exemplo, onde é estimulado o consumo de bebida alcoólica, muitos acabam não ingerindo água entre um gole e outro, o que potencializa os riscos de desidratação e aumenta o efeito do álcool no organismo, podendo trazer danos significativos para o indivíduo e para a sociedade.

 

Em resumo, o consumo de água é fundamental para nosso organismo, e o Nutricionista e o Técnico em Nutrição e Dietética têm na água um grande aliado na prevenção de doenças e no bem estar de seus pacientes. Além disso, trata-se de um bem escasso e limitado que tem sido muito agredido pelo homem. Desse modo, o consumo e utilização consciente deste bem comum é extremamente importante para o planeta e para todos os seres vivos.