Notícia

Dia Mundial de Lavar as Mãos
img 15 out/2020

Dia Mundial de Lavar as Mãos

 

 

Em 15 de outubro de 2008 uma iniciativa público-privada criou o Dia Mundial da Lavagem das Mãos (Global Hand Washing Day). Uma campanha educativa pela lavagem das mãos de forma correta, com água e sabão, com o objetivo de diminuir o número de doenças e até mortes causadas por doenças infecciosas e que já é realizada em 85 países.

O Dia Mundial de Lavar as Mãos é uma data muito importante para lembrar-nos que ter as mãos limpas é essencial para a nossa saúde. Esta data foi criada para ser utilizada como um alerta dos governos e organizações sanitárias em incentivo para que a lavagem das mãos faça parte da nossa rotina e recebe o apoio instituições internacionais, organizações da sociedade civil, Organizações não Governamentais - ONGs e empresas privadas. 

A busca pela prevenção de doenças através da lavagem das mãos é importante, más não é recente. Existe uma história contada a anos, de que o Dr. Ignaz Semmelweis, em 1947, ao perceber que as crianças morriam menos ao nascer quando vindas ao mundo pelas mãos limpas das parteiras e não pelas mãos sujas e ensanguentadas dos médicos da época, ficou intrigado e saiu correndo pelas ruas gritando "lavem as mãos, lavem as mãos..."

Segundo a Organização Mundial de Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde – OMS/OPAS, a diarreia e desidratação são consideradas uma das 5 maiores causas de morte em crianças abaixo de 2 anos no mundo. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, cerca de 5.000 crianças morrem de doenças diarreicas (desidratação) e a metade destas mortes pode ser evitada se as crianças desenvolverem o hábito de se lavar as mãos com sabão. Os meninos e meninas menores de cinco anos sofrem de doenças diarreicas de maneira desproporcional e mais de 3,5 milhões deles morrem devido a doenças relacionadas com a diarreia e a pneumonia. O simples ato de lavar as mãos com sabão pode reduzir a incidência das taxas de diarreia entre crianças menores de cinco anos a quase 50% e as infecções respiratórias a cerca de 25%.

A lavagem das mãos existe para a prevenção de doenças em crianças, adultos e idosos, como a gripe, viroses e até mesmo o corona vírus. Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde - OMS como um dos principais instrumentos contra epidemias. É muito simples e realizada com a combinação de água e sabão, podendo ser realizada várias vezes ao decorrer do dia.

 

Tecnicamente, o processo de lavagem das mãos é conhecido como higienização das mãos, pois o objetivo é a eliminação máxima dos microrganismos que causam as doenças de nossas mãos, para isso, o ideal é água e sabão, porque somente água não é capaz de eliminar vírus e bactérias.

 

É recomendado lavar as mãos antes e após o preparo de alimentos, antes de se alimentar em restaurantes ou em casa, após utilizar o transporte público, antes e após tratar qualquer ferimento, antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes e sempre, antes e depois de usar o banheiro.

 

Assim, para profissionais que atuam na área da saúde, a lavagem das mãos deixa de ser uma recomendação para se tornar uma obrigação. Faz parte de nossa rotina de trabalho mantermos a higiene das mãos como protocolo de trabalho, evitando assim o risco de contaminação de outro paciente, de colegas de trabalho e o de nós mesmos. Estar com as mãos limpas é um ato ético, moral e de amor, sempre com objetivo da minha segurança e a de quem vou atender.

Aprenda, com o passo a passo abaixo, a maneira correta de lavar as mãos de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA:

 

Todos os passos descritos acima ajudam a remover os microrganismos da superfície das mãos, que vão embora junto com a água e a espuma do sabão ou sabonete.

 

A correta lavagem das mãos é uma ação simples e quando realizada rotineiramente, pode salvar vidas.

 

Lenita Borba (CRN-3 6733)