Notícia

Dia Mundial da Saúde
img 07 abr/2021

Dia Mundial da Saúde

 

 

Hoje, 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde, data que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. O tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2021 é "promovendo um mundo mais justo e saudável".

 

Neste momento de pandemia, Vera Salvo, Nutricionista e conselheira do CRN-3, destaca que a saúde, pela OMS, não é apenas a ausência de doença, mas o bem-estar que vai além do físico, social e psicológico. Nesse sentido, "os nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética são profissionais importantes para construir essa saúde mais ampla, cultivar saúde física a partir dos nutrientes contidos nos alimentos; contribuir para a saúde mental/psicológica". 

 

O CRN-3 também contribui para promover um mundo mais justo e saudável fomentando políticas públicas que visem à segurança alimentar nutricional e à saúde da população. Osvaldinete Silva, Nutricionista e conselheira do CRN-3, explica que "a Comissão de Políticas Públicas do CRN-3 mantém articulação com os espaços de definição de políticas públicas, fazendo inserções junto aos parlamentares, propondo iniciativas legislativas e buscando apoio político para aprovação dos projetos que defendam o Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequada (DHANA) e a saúde da sociedade", .

 

Além disso, o conselho também se engaja em lutas sociais mediante ações de seus representantes externos em diferentes conselhos de políticas públicas, grupos de trabalho, fóruns de entidades da sociedade civil e mobilização política. Quando demandado o conselho subsidia a elaboração e avaliação de políticas públicas mediante a emissão de pareceres técnicos sobre temas específicos da área de Alimentação, Nutrição e segurança alimentar e nutricional e suas implicações na saúde coletiva.

 

"O conselho também incentiva e orienta os profissionais a ocuparem os espaços democráticos que permitem a participação da sociedade civil na proposição, elaboração, monitoramento e avaliação de políticas, contribuindo para o fortalecimento dos mecanismos de controle social e para a democratização das políticas públicas", finaliza Osvaldinete Silva, conselheira do CRN-3.

 

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, é importante ressaltar o trabalho do nutricionista nas políticas públicas como promotores de um mundo mais saudável e, em especial, os profissionais que estão atuando no enfrentamento direto da pandemia.