Notícia

Dia Interamericano da Água
img 02 out/2020

Dia Interamericano da Água

 

Comemorado sempre no 1º sábado do mês de outubro, foi criado oficialmente em 1992, durante o XXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, que ocorreu em Havana, Cuba. 

A data tem como propósito sensibilizar sobre a importância da conservação deste recurso natural tão precioso. A crise global das mudanças climáticas está alterando o ciclo da água e a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, até 2025, dois terços da população mundial estarão carentes de recursos hídricos, gerando conflitos em várias regiões do mundo.

O uso de recursos hídricos na produção de alimentos é intenso e o surgimento do conceito “água virtual” vem para fazer referência à quantidade de água utilizada, de forma direta ou indireta.  Os cálculos e dados relacionados à água virtual são importantes, pois através deles é possível verificar o impacto ambiental em termos hídricos (pegada hídrica), custos de fabricação de bens e serviços e formas de reduzir o consumo de água nos processos produtivos. Neste último caso, é de grande importância no sentido de garantir o uso racional da água, possibilitando a redução do seu uso.

Nos produtos agrícolas, entram no cálculo a água de irrigação da lavoura, a que é necessária na industrialização, na confecção da embalagem e no transporte até o mercado. Já para a produção de carne bovina os valores são bem mais altos: cerca de 15,5 mil litros de água são utilizados para gerar um quilo de carne. No caso de frango, são consumidos cerca de 4,3 mil litros. Se pensarmos em um café da manhã ou lanche composto de uma xícara de café, um pão francês e uma fatia de queijo, necessita de cerca de 200 litros de água.


Repensar os hábitos de consumo, evitar o desperdício de alimentos, fazer mudanças no cardápio e reduzir o consumo de carne algumas vezes na semana são ótimas opções de economia e preservação deste recurso tão importante que é a água.

Seja consciente e responsável com o meio ambiente e com os recursos hídricos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:

https://www.revistaplaneta.com.br/agua-virtual-e-consumo-consciente/

http://www.fao.org/sao-tome-e-principe/noticias/detail-events/en/c/1267909/ 

https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATGPW/1/_gua_virtual.pdf

 

Por Laura Alonso, nutricionista e conselheira do CRN-3