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Como calcular as quantidades dos alimentos para a Ceia de Natal
img 14 dez/2018

Como calcular as quantidades dos alimentos para a Ceia de Natal

Faltam duas semanas para o Natal, e o CRN-3 vai continuar as orientações para esta importante e tradicional refeição. Veja a seguir como calcular as quantidades de alimentos necessárias para uma ceia de natal farta e sem desperdício. Na semana passada, você viu como planejar o cardápio da ceia, e assim escolher os pratos principais e acompanhamentos desse jantar especial. Agora que o menu está definido, é o momento de fazer as contas para ver qual é a quantidade necessária de cada um dos itens, e então fazer uma compra planejada e eficiente.

Para fazer esse cálculo das quantidades, leva-se em conta uma porção per capta média: no caso das proteínas, por exemplo, recomenda-se 250 gramas por pessoa. Vale ressaltar que esta medida vale para o peso antes do cozimento, e representa uma estimativa de quanto cada pessoa consome.

 

Carnes

Uma parte importante desse planejamento das compras é a escolha das carnes. O peru tem um peso que varia entre 3 a 4 quilos, então é mais indicado para uma ceia com um número maior de convidados. Uma alternativa é um corte de alguma ave, como o peito de chester que pode ser encontrado com peso que varia entre 600 gramas e 1 quilo. No caso dos suínos, escolha o pernil se a lista de convidados é grande, e prefira uma peça de lombo com peso de 1,5 a 2 quilos para uma festa com menos pessoas.

Se a sua ceia de natal tem 10 convidados, você vai precisar de 2,5 quilos de carne, considerando que cada pessoa consome em média 250 gramas de proteína. Lembre-se que se o seu cardápio inclui dois pratos principais, o peso das duas proteínas somado deve ser de 2,5kg. Por exemplo, no caso de um cardápio que inclui um lombo suíno e um chester, pense qual das receitas terá mais saída, e planeje uma compra de 1,5 quilo de lombo, e 1 quilo de chester.

 

Acompanhamentos

No caso do arroz, a recomendação é de 45 gramas do grão in natura por pessoa. Lembre-se que o arroz dobra de tamanho após o cozimento. Para uma ceia de 10 convidados, você deve planejar uma receita com 450 gramas de arroz, e cerca de 100 gramas de passas, ou 100 gramas de amêndoas.

Para a farofa, estima-se 35 gramas de farinha in natura por pessoa, e 20 gramas dos demais ingredientes. Em uma preparação para 10 convidados, selecione 350 gramas de farinha e mais 200 gramas para os demais itens: 50 gramas de azeitonas e 150 gramas de bacon ou linguiça. Para os vegetarianos, há receitas de farofa com frutas frescas (banana, maçã e abacaxi), que podem seguir a mesma proporção.

No caso dos legumes, cerca de 100 gramas por pessoa são suficientes. Na hora das compras, pense que a quantidade total de legumes para ir ao forno é de 1 quilo, considerando uma ceia para 10 pessoas. Dessa forma, distribua os ingredientes pensando no que vai agradar seus convidados. Veja um exemplo: 300 gramas de abóbora, 300 gramas de batata inglesa, 200 gramas de batata doce e 200 gramas de mandioquinha.

Nos cálculos para uma salada de folhas verdes, a recomendação média por pessoa é de 30 gramas de folhas em geral e 15 gramas de tomate, cenoura ou outro item escolhido. Seguindo as contas adotadas até aqui, uma salada com 300 gramas de folhas e 150 gramas de tomate é suficiente para uma ceia de 10 pessoas.

Agora que você já tem uma série de informações para preparar sua ceia, confira a proporção dos ingredientes no seu cardápio, e faça uma lista de compras baseada nesse planejamento. Nas próximas semanas, vamos trazer orientações para servir as receitas da melhor forma e como armazenar corretamente as possíveis sobras.