Notícia

CRN-3 envia ofícios aos Secretários de Saúde de SP e MS para apoiar e proteger a categoria
img 29 abr/2020

CRN-3 envia ofícios aos Secretários de Saúde de SP e MS para apoiar e proteger a categoria

Com o objetivo de apoiar e proteger os profissionais da Nutrição durante a pandemia do coronavírus, o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região SP-MS encaminhou 726 ofícios de orientação aos Secretários Estaduais e Municipais de Saúde, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

O documento ressalta a importância do acesso aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como parte fundamental para viabilizar a plena atuação dos Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética, e ainda ressalta as recomendações oficiais do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) sobre as Boas Práticas para a atuação destes profissionais durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

 

Atribuições específicas do Nutricionista

No documento, o CRN-3 também faz um alerta aos gestores públicos sobre a relevância das atribuições específicas do Nutricionista, preconizadas pela Resolução CFN nº 600/2018, essenciais ao adequado atendimento aos pacientes.

"O desempenho das atividades profissionais, o acesso aos recursos de trabalho, com o uso dos EPI (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras, luvas, jalecos e outros, é fundamental para viabilizar a plena atuação do Nutricionista e a execução das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde", informa a Dra. Nina da Costa Corrêa, presidente do CRN-3.

 

CRN-3 em Ação: números de ofícios enviados

Além dos dois ofícios encaminhados aos Secretários Estaduais de Saúde de SP e MS, 645 documentos foram encaminhados aos gestores das cidades do estado de SP e 79 aos representantes dos municípios do estado de MS.

Veja aqui o modelo de ofício enviado aos Secretários Estaduais e Municipais de Saúde de São Paulo e Mato Grosso do Sul.