Notícia

Alerta: clonagem de WhatsApp e acesso a dados dos dispositivos móveis
img 03 set/2020

Alerta: clonagem de WhatsApp e acesso a dados dos dispositivos móveis

O CRN-3 recebeu relatos de Nutricionistas sobre um possível golpe. Trata-se de uma abordagem feita via telefone com a finalidade de clonagem de WhatsApp e acesso aos dados e senhas armazenados no dispositivo móvel.  De acordo com os relatos, o contato é feito em nome da produção do portal Gshow, do canal GNT ou do extinto programa Bem Estar, da Rede Globo, com convites para conhecerem os estúdios ou para conceder entrevistas. Ao demonstrar interesse em participar, é solicitado que a confirmação seja realizada a partir de um código enviado via SMS.  

No final de 2019, a Rede Globo divulgou uma nota reiterando que a emissora não pede nenhum código de confirmação por meio de qualquer aplicativo ou redes sociais.

Assim, o CRN-3 faz um alerta aos Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética – atentem-se a este tipo de contato, evitando transtornos ao seu exercício profissional.

Medidas de segurança:

  • Não compartilhe informações pessoais como senhas, número de cartão e códigos recebidos no seu aparelho.
  • Desconfie de qualquer tipo de pedido, por mais inocente que possa parecer e mesmo que tenha sido feito por um conhecido ou amigo.
  • Não confie totalmente em credenciais passadas através de mensagens ou ligações.
  • Tenha muita cautela ao receber promoções, descontos ou cupons, especialmente se eles forem "muito bons".
  • Baixe os seus aplicativos somente nas lojas oficiais e evite fontes duvidosas para atualizá-los.
  • Bloqueie contatos que enviam mensagens suspeitas.
  • Se desejar ainda mais segurança, utilize aplicativos que protegem outros apps com o uso de senhas específicas.
  • Uma medida para evitar a clonagem de seu WhatsApp é a opção que está na configuração do aplicativo, a chamada “Verificação em duas etapas” (Configurações/Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas). Lá o usuário cadastra uma senha que será solicitada eventualmente. Isso significa uma dificuldade a mais para evitar clonagens e fraudes.