Notícia

Ações da Comissão de Políticas Públicas do CRN-3
img 19 dez/2019

Ações da Comissão de Políticas Públicas do CRN-3

Ao longo de 2019, o CRN-3, por meio de sua Comissão de Políticas Públicas, trabalhou para que leis e políticas públicas das áreas da saúde e nutrição fossem aperfeiçoadas. Para tanto, atuou desde a elaboração de análises técnicas para subsidiar audiências e discussões públicas até a condução de diálogos diretos com parlamentares e assessorias. 

Com o objetivo de valorizar a atuação do profissional Nutricionista e do Técnico em Nutrição e Dietética e melhorar os serviços de saúde prestados para a população, a Comissão de Políticas Públicas apoiou projetos de lei que incluem o Nutricionista em programas de saúde da família e que incluem na cobertura de planos de saúde os exames necessários ao acompanhamento dietoterápico. 

A Comissão de Políticas Públicas também se preocupa com a qualidade da Educação, contribuindo para que novas tecnologias de ensino a distância sejam incorporadas, porém sem que signifique prejuízo à formação do profissional. Sobre o assunto, por exemplo, denúncias de polos de educação sem infraestrutura adequada e de grades curriculares que não desenvolvem habilidades práticas têm levado o CRN-3 a atuar na definição das características do Ensino a Distância junto à Câmara dos Deputados e Ministérios. 

Não podemos deixar de citar a PEC dos Conselhos Profissionais, que quer transformar os conselhos em associações privadas. Se aprovada, profissionais competentes das mais diversas áreas voltarão a conviver com os chamados leigos e curiosos e a sociedade não terá mais um conjunto de entidades que garantem o bom atendimento nas áreas da saúde. 

Em 2020 o CRN-3 seguirá vigilante e atuante para impedir retrocessos e avançar na valorização dos serviços prestados pelos seus profissionais para a população.