Notícia

A importância da atuação do Nutricionista nos CEI (Centro de Educação Infantil)
img 12 abr/2019

A importância da atuação do Nutricionista nos CEI (Centro de Educação Infantil)

O Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região (SP e MS) informa que no dia 28/03/19 foi realizada reunião com o Secretário Municipal de Educação, Sr. João Cury Neto e com a Coordenadora Geral do CODAE, Sra. Jossélia Fontoura, cuja pauta principal foi a contratação de Nutricionistas para supervisão nos Centros de Educação Infantil conveniados com a Prefeitura do município de São Paulo.

Foi informado pela Coordenadora da Comissão de Fiscalização do CRN-3, Dra. Dolly Meth Simas, que temos como finalidade principal orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional do Nutricionista e do Técnico em Nutrição e Dietética e também fiscalizar as pessoas jurídicas que têm atividades relacionadas à alimentação e nutrição.

Neste contexto, o CRN-3 tem realizado visitas fiscais aos CEI e solicitado apresentação de Nutricionista Responsável Técnico (RT) pelo Serviço de Alimentação e Nutrição, conforme preconiza a Resolução CFN 378/2005.

Foi informado também  pelo CRN-3 que o atual número de Nutricionistas que compõem  o CODAE – Coordenadoria de Alimentação Escolar (107) é insuficiente para a realização da supervisão do Serviço de Alimentação e Nutrição e demais atividades pertinentes ao Nutricionista previstas na Resolução CFN 600/2018, como: a avaliação, diagnóstico e monitoramento nutricional do escolar, com base nas recomendações e necessidades nutricionais específicas; identificação dos  escolares ou estudantes com doenças e deficiências associadas à nutrição, para atendimento por meio de cardápio específico e encaminhamento para assistência nutricional adequada; elaboração dos cardápios de acordo com as necessidades nutricionais, com base no diagnóstico de nutrição da clientela, adequando-os à faixa etária e respeitando os hábitos alimentares regionais, culturais e étnicos; planejamento e supervisão das atividades de seleção de fornecedores e procedência dos alimentos; desenvolver projetos de educação alimentar e nutricional para a comunidade escolar, inclusive promovendo a consciência social, ecológica e ambiental. Conforme a Resolução CFN 465/2010 o quadro técnico adequado seria de 1.239 Nutricionistas, para atuar de forma que todas as atividades fossem realizadas na íntegra, com a finalidade principal de promoção da saúde da população atendida.

O Secretário, Sr. João Cury, mostrou-se bastante receptivo e interessado em conhecer melhor o trabalho realizado pelo CRN-3 e a importância da atuação do Nutricionista nas escolas e creches e ainda, estudar propostas para ampliar o número de Nutricionistas nos CEI.

O CRN-3 está aguardando a proposta da Secretaria Municipal de Educação quanto a contratação de Nutricionistas