Notícia

A importância da Vitamina D
img 10 jun/2020

A importância da Vitamina D

Sabe-se que maior quantidade de absorção da vitamina D ocorre por ação de raios ultravioletas, porém, frente as recomendações de saúde pública sobre a necessidade de limitar a exposição ao sol para evitar o risco de câncer, torna-se ainda mais importante o cuidado com a alimentação, incluindo fontes dessa vitamina. 

Pesquisas mais recentes mostram que essa vitamina atua não só na mineralização óssea e na homeostase do cálcio, mas  pode ter também um importante papel na mediação de resposta do sistema imunológico à infecção.

Ainda não é possível afirmar que a vitamina D atue na prevenção ou tratamento da síndrome respiratória causada pelo novo coronavírus. No entanto,em modelos experimentais foram observados benefícios na redução da permeabilidade pulmonar por modulação da atividade do sistema renina-angiotensina e expressão da ECA2.

Não existe na literatura científica evidências claras sobre a dose ideal de vitamina D para a suplementação preventiva ou para tratamento dos pacientes com Covid-19. São necessários estudos clínicos que possam avaliar a eficácia e as concentrações ideais dessa vitamina para prevenção e tratamento da SARS-CoV-2, pois a vitamina D não é isenta de efeitos adversos e uso inadequado pode ocasionar problemas gastrintestinais e metabólicos que podem agravar os sintomas da Covid-19. Em nota, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia  reprovar a indicação de altas doses de colecalciferol com o intuito de promover a prevenção ou cura da Covid-19.

A vitamina D ajuda na prevenção e tratamento da Covid-19?

Ainda não é possível afirmar que a vitamina D aja na prevenção ou tratamento da síndrome respiratória causada pelo novo coronavírus. No entanto, em modelos experimentais foram observados benefícios na redução da permeabilidade pulmonar por modulação da atividade do sistema renina-angiotensina e expressão da ECA2.

Não existe na literatura científica evidências claras sobre a dose ideal de vitamina D para a suplementação preventiva ou para tratamento dos pacientes com Covid-19. São necessários estudos clínicos que possam avaliar a eficácia e as concentrações ideais dessa vitamina para prevenção e tratamento da SARS-CoV-2, pois a vitamina D não é isenta de efeitos adversos e uso inadequado pode ocasionar problemas gastrintestinais e metabólicos que podem agravar os sintomas da Covid-19. Em nota, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia declara reprovar a indicação de altas doses de colecalciferol com o intuito de promover a prevenção ou cura da Covid-19.

 

Por Priscila Moreira, conselheira do CRN-3

 

Referência:

https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminD-HealthProfessional/

https://www.nap.edu/read/13050/chapter/7#363

http://www.indymedia.ie/attachments/may2020/covid-19_vit_d_irish_med_j_mccartney.pdf

https://papers.ssrn.com/sol3/Papers.cfm?abstract_id=3571484

https://www.endocrino.org.br/media/posicionamento_sbem_e_abrasso_-_vitamina_d_e_covid-19_final_(1).pdf