Notícia

A alimentação saudável previne problemas cardiovasculares
img 29 mar/2019

A alimentação saudável previne problemas cardiovasculares

- Como uma alimentação desequilibrada pode levar à doenças cardiovasculares?

A alimentação é uma necessidade vital do ser humano, mas a má alimentação é responsável por diversas doenças, como por exemplo, o aparecimento de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, dislipidemia, obesidade, entre outras. A rotina do consumo exagerado de alguns alimentos e bebidas ricos em carboidratos, em açúcar, sal e gordura saturada associado ao baixo ou inexistente consumo de frutas, verduras e legumes pode influenciar junto a outros fatores de estilo de vida diversos problemas.

- A oferta de alimentos que temos hoje nas cidades contribui para os altos índices de obesidade?

Existe uma grande variedade de alimentos oferecidos nas capitais e interiores, que podem ser consumidos diariamente ou esporadicamente, desta forma só cabe a nós fazermos boas escolhas alimentares melhorando a frequência que estes alimentos entram no nosso dia a dia. A obesidade é uma doença multifatorial, então, as escolhas alimentares com alta concentração calórica, sedentarismo entre outros fatores são os responsáveis pelo alto índice de obesidade e não a oferta de alimentos.

- Como combater a obesidade e assim evitar outros problemas de saúde associados a esta condição?

A educação nutricional junto com mudança de estilo de vida é o melhor caminho para combater a obesidade. Viver de forma saudável é um aprendizado contínuo que deve ser repetido diariamente para se criar um hábito. Por isso deve ser iniciado na família de geração a geração, construído na escola de forma teórica e prática através da alimentação escolar, influenciado na saúde pública através da efetivação de programas de saúde que atuem de forma profilática, na mídia para alcançar a população e com incentivos fiscais a empresas que produzem alimentos de consumo diário com maior saudabilidade.

- Quais os benefícios de uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes para a saúde da população?

Frutas verduras e legumes fazem bem para a saúde e são importantes para uma dieta saudável. No entanto, de 60% a 87% da população mundial consome menos do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes, fitoquímicos e fibras que atuam diretamente na saúde do organismo e prevenção de doenças. Uma dica para não deixar o consumo de frutas, verduras e legumes de lado é preferir aqueles que são de época isto é, estão em seu período de safra, quando a colheita é bem maior e logo são encontrados com maior frequência em feiras e supermercados, além de serem mais baratos.

 

Conselheira do CRN-3 Dra. Lenita Borba – CRN-3 6733