Notícia

26 de setembro: Dia Nacional dos Surdos
img 25 set/2020

26 de setembro: Dia Nacional dos Surdos

No dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional dos Surdos. Segundo dados do Ministério da Saúde, os surdos constituem 3,2% da população, aproximadamente 5,8 milhões de brasileiros. O objetivo da data é trazer o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade. Neste contexto, o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região SP-MS (CRN-3) conversou com a nutricionista Ana Paula Loubet, que é deficiente auditiva.

 

Ana Paula escolheu a nutrição por ser um campo de atuação crucial para a promoção da saúde. “Durante a adolescência tive contato com a importância dessa prática profissional, apesar de ser uma área pouco divulgada naquela época. Percebi que era um campo importante para promover a saúde, além de ser uma profissão com várias perspectivas de atuação”, pontua.

A deficiência auditiva jamais representou uma barreira para que a nutricionista deixasse de correr atrás dos seus objetivos. “Dificuldades todos nós encontramos em qualquer situação da vida, mas durante a faculdade eu sempre sentei na primeira fileira, tive ajuda da minha família, dos professores e de alguns colegas. Sempre me responsabilizei pelo meu estudo, me dedicava por horas aos conteúdos e trabalhos”, comenta. 

Ela também ressalta sobre a atuação do nutricionista nas camadas sociais. “Um dos principais desafios da Nutrição é levar conhecimento a todas as camadas sociais, em especial àquelas que se encontram em maior condição de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar”.

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdos, ela compartilhou uma frase de Daniel Coleman para incentivar os demais deficientes auditivos que buscam realizar seu sonhos. “No mundo atual, não basta ser inteligente, esperto e preparado para competir. É preciso ter calma e empatia e persistir diante das frustrações para conseguir viver bem no amor, ser feliz com a família e vencer no mercado de trabalho”, finaliza a nutricionista Ana Paula. A profissional representa um belo exemplo de superação e de foco para ultrapassar os obstáculos e vencer na vida!