Notícia

15 de março: Dia Nacional da Escola
img 15 mar/2021

15 de março: Dia Nacional da Escola

Neste 15 de março, Dia Nacional da Escola, é necessário lembrarmos da importância das ações sobre alimentação e nutrição voltadas aos alunos de todas as etapas da educação básica. Esse trabalho deve ser feito pelo Nutricionista, respeitando os hábitos alimentares locais, valorizando a cultura e produção local de alimentos.

 

Para isso, é fundamental que o Nutricionista conheça as Resoluções CFN n° 465/2010 e nº 600/2018, que dispõem sobre as atribuições nesse segmento. "Elas retratam extrema necessidade e importância do Nutricionista na escola no sentido de diagnosticar e acompanhar os escolares nas questões nutricionais, como planejar e avaliar os cardápios respeitando a fase de desenvolvimento do aluno e seus hábitos alimentares", diz a Nutricionista Rosana Nogueira, conselheira do CRN-3.

 

Atuando conforme as atribuições que constam nas resoluções, o Nutricionista garante maior segurança alimentar e nutricional, pois participa ativamente do planejamento e oferta de refeições nutricionalmente equilibradas e sanitariamente seguras ao aluno favorecendo o seu crescimento e o desenvolvimento. 

 

O Nutricionista também pode agregar valor aos serviços oferecidos na escola, oportunizar a construção de conhecimentos e desenvolver projetos, garantindo alimentação adequada às suas necessidades, de forma a promover hábitos saudáveis. "A médio e longo prazo, o Nutricionista é capaz de desenvolver e realizar ações em parceria com os professores, diretores de escola, pais e comunidade escolar, de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas que contemplem a consciência social, ecológica e ambiental", diz a nutricionista Jeanice Aguiar, também conselheira do CRN-3.